terça-feira, 31 de março de 2009

Coluna do Leitor: GP da Austrália 2009 por Gregório Charczuk Jr.

Outra coluna volta a dar o ar de sua graça no blog, é a COLUNA DO LEITOR. Surpreendi-me tanto com a lucidez, poder de síntese e a perfeição da análise de meu amigo GREGÓRIO CHARCZUK JR ao comentar no post ESQUECERAM DE COMBINAR COM BUTTON que resolvi promover seu comentário à coluna.
Vejamos então a análise do GP da Austrália do GAUDÉRIO DA FÓRMULA 1:


"Fala Ribeiro;
Voltando a dar uns pitacos aqui no seu excelente blog; depois de um bom tempo; eis meu ponto de vista do início da temporada:

Como corrida, a primeira é sempre uma corrida boa; por motivos até óbvios; entre eles: a vontade de ver a F1 novamente, ainda mais depois de tanta espera; e pelo fato de ser um circuito de "rua"; então alguns prognósticos vão para o espaço. Melbourne não pode ser parâmetro para o Mundial.
Na Malásia; aí sim um circuito; as coisas podem ser mais esclarecidas.

Mas a F1 está tão competitiva assim?
Sei não...
Até agora só mudaram a força das equipes; saíram McLaren e Ferrari e entrou a Brawn; claro que não é aquele absurdo de os caras chegarem com 30 e tantos segundos na frente dos demais, como acontecia a alguns anos atrás; mas se a turma não reagir a tal competitividade vai para o espaço.
Mas que é muito boa a oxigenação; isso ninguém pode negar. E a temporada promete. Como emoção está excelente; vejamos o que nos aguarda.

A corrida e seus desdobramentos:

Gostei da corrida, e o Button não foi ameaçado em momento algum no final de semana; merecidíssimo a segunda vitória do Inglês. Mas ainda quero ver esse sujeito sob pressão e na hora de poder alcançar um título por exemplo (Esse pode ser o ano). Nunca esquecer que esse mesmo Button tomou "ferro" do medíocre Ralf Schumacher na Williams; do outro medíocre Fisichella na Benetton; e do tão comentado Rubens na própria Honda.

O Vettel ainda precisa comer mais "feijão"; mas é guri, tem o desconto; mas colocar um terceiro lugar no ralo em um campeonato que promete, é no mínimo BURRICE; os pneus tinham ido para o espaço, tinha que ter deixado o "Roberto" passar e finalizado a prova em 3°.
Mas da safra nova (de dois anos para cá) me arrisco a dizer que é o melhor de todos.

Kubica fez um corridaço; com aquela BMW sofrível e sem o KERS para mim foi o melhor da prova; até porque eu não acho que ele teve culpa na porrada.

Trulli foi outro que fez um corridão; agora a F1 tem alguma coisa contra Japonês; não pode ser; Japonês é sempre punido na F1; por isso a Honda largou fora também; na época da BAR era a equipe que mais sofria punições na F1; agora restou a Toyota para os "velhos" da FIA punirem sempre; sacanagem isso.

Hamilton; outro que fez uma corridaça; só reitera seu título. Aliás essa temporada vai amadurecer ainda mais o Lewis; mais até que o título do ano passado.

Alonso; o MELHOR PILOTO da F1 Atual; levar um CLIO 1.0 na zona de pontos; não precisa dizer mais nada. É só observarem as LINHAS e o DESENHO do carro da Renault e compararem com a Brawn; a Brawn é curvilínea e curta a Renault pontuda; reta e longa; qual carro tem a melhor aerodinâmica do GRID??? Alonso é o CARA.


Nico Rosberg; esperava bem mais do filho do "Keijo" até porque a Williams não parece ser um carro ruim; prova bem meia boca a do germânico.

Buemi; para primeira corrida está ótimo; vejamos o que o suíço pode nos mostrar no decorrer do campeonato.

OS BRASILEIROS:

Rubens:

Prova no mínimo engraçada; e olha que eu sou admirador e defensor do Rubens; é muito bom piloto.
Vejo corridas a mais de 23 anos e nunca dei bola para o que a dita imprensa especializada publica; salvo raras exceções.

Como resultado, a corrida do Rubens foi ótima, mas a atuação será que foi tão boa assim??
O que eu vi do Barrica:

Não pode deixar de engatar a primeira marcha na largada; o Barrica quase pôs tudo a perder ali. Início de temporada é crucial.
Porém parece que a sorte esta mudando de lado. Em outros tempos o Barrica ficaria na largada; dessa vez o cara fez "barbeiragens" na corrida; (teve outro toque; que não lembro agora com quem; que não pode fazer); não é punido pelos comissários; e ainda é beneficiado pela sorte na disputa pelo 2° lugar. Se continuar assim, está melhorando;... no quesito sorte.
Agora; vai ter que ser mais incisivo que o Button nesse início de temporada; se não, ficará atrás do Inglês ao invés do alemão.
Até porque o Button está com o tesão a mil para tirar do Lewis o título de queridinho da Coroa.
Ou o Rubens ganha dessa vez ou será o eterno QUASE.
Não quer dizer que seja ruim; apenas o quase; como muitos outros bons pilotos também foram; entre eles:
Stirling Moss; Clay Regazzoni; Gehard Berger; David Coulthard; Eddie Irvine e afins...

Torço e muito para o cara; mas na Malásia tem que vir a VITÓRIA; se o Button vencer; a equipe fecha com ele e adeus Rubens.

Massa:

O Massa melhorou muito no último ano; nessa corrida vinha bem. O carro da Ferrari parece ser meia boca; e nessa pista eles geralmente não vão bem. Não teve culpa alguma. O Kimi "Cachaça" sofreu com a "Rossa" também.

Piquet Jr:

Aqui fala o Gaudério da F1:

Tchê; larga de mão esse troço e vai correr na Stock Car, guri.

Qual a desculpa dessa vez; não conhece mais as pistas do início da temporada?
Na boa, Piquet pai está pagando a conta da vez que avacalhou o DAMON HILL dizendo que quando disputava com o Schumacher era apenas o filho do Graham.
Detalhe; Damon venceu um campeonato em cima do Michael e teria vencido outro em 1994, se a FIA fosse séria. E Piquet Jr venceu o que?
Até agora acho que nem campeonato de autorama com os demais pilotos do padock da F1.
Para mim, o Piquet pai é o cara; mas a língua dele; às vezes; é pior que uma fossa aberta. Lembrem que o mesmo disse que seu filho era melhor que ele. Está certo que pai é pai; mas aí não, Seu Piquet...

Desculpa a extensão do texto.

Abraço a todos e que venha a Malásia"
Gregório.

DESCULPAR O QUE, MEU CARO GREGÓRIO ???
SÓ TENHO A AGRADECER PELA COLABORAÇÃO TÃO VALIOSA, "TCHÊ" !!!