
Gilles foi tão sensacional que precisou de apenas 67 corridas para deixar registrada na memória de quem o viu correr a imagem de ídolo espetacular, que muito mais do que se preocupar em levar seus carros até o fim para marcar pontinhos de forma redondinha sem se arriscar e matar os espectadores de tédio em frente à TV dava show constantemente, fosse correndo com três rodas como em Zandvoort, fosse se engalfinhando curva a curva na famosa batalha de Dijon Prenois com René Arnoux, fosse... Ah, são tantas histórias... Mas escolhi uma passagem desse fabuloso maluco das pistas que marcou demais minha infância e me fez apaixonar de vez pela Fórmula 1 para responder o tal questionamento. A foto debaixo ilustra a passagem:

Gilles era assim mesmo, não importava para ele o que estava acontecendo à sua volta, importava apenas satisfazer seu desejo irreprimível de dar espetáculo. O feito foi tão marcante que mereceu uma homenagem especial do grande cartunista MARTIN TRUNDLE:




Agora, me digam, só por um fato destes - jamais repetido por absolutamente NINGUÉM - já não daria para idolatrar esse DOCE MALUCO ?
VIVA GILLES VILLENEUVE, MAIOR ÍCONE DO AUTOMOBILISMO-ESPETÁCULO DE TODOS OS TEMPOS !!!
VIVA GILLES VILLENEUVE, MAIOR ÍCONE DO AUTOMOBILISMO-ESPETÁCULO DE TODOS OS TEMPOS !!!