Tudo começou no ano de 1986, num mal organizado GP dos Estados Unidos disputado nas ruas de Detroit, a corrida era a sétima etapa do mundial de 1986 e foi vencida pelo brasileiro Ayrton Senna à bordo do Lotus 98T. Mas o fato inusitado dessa corrida não foi a rara vitória de Senna e sua Lotus - seriam apenas duas em 1986 - e sim a maneira como o brasileiro fez a comemoração na volta da consagração. Senna inaugurou naquela tarde de 22 de Junho um gesto que acabaria se tornando sua marca registrada na Fórmula 1: EMPUNHAR A BANDEIRA DE SEU PAÍS.
Naquele dia, Senna teve a ideia de empunhar o pavilhão nacional no intuito de resgatar a alquebrada alma do torcedor brasileiro, que sofrera um duro golpe - apenas um dia antes da corrida - por causa da eliminação nas quartas de final da copa do México, numa acirradíssima disputa em pênaltis contra a França. O ato de puro civismo de Senna - que na tal corrida vencera justamente dois franceses, Jacques Laffite e Alain Prost - inspirou outros pilotos a repetirem o LINDÍSSIMO gesto, como atestam as fotos disponibilizadas. O mais bonito de todo esse "levanta-bandeira" foi o generoso ato de Mansell em Interlagos no ano de 1992: ao encerrar a corrida na primeira colocação, o LEÃO empunhou um improvisado mastro que continha não só a bandeira de sua terra natal mas também a bandeira brasileira (foto principal), numa atitude extremamente simpática e de respeito a um povo que aprendera a admirar aquele estrangeiro talentoso, responsável pelas cenas mais divertidas e inusitadas da Fórmula 1 da época, um verdadeiro SHOWMAN.
E qual seria a razão para não vermos repetidas atualmente essas cenas que tanto nos encantava no passado? Uma proibição ESTÚPIDA vinda da estraga-prazeres FIA que, alegando razões de segurança, não permite mais tal tipo de manifestação.Agora, me digam, meus caros, com tanta decisão importante precisando ser tomada em prol de uma Fórmula 1 mais vibrante e menos dispendiosa, a FIA tinha que implicar logo com uma cena que só engrandecia o espetáculo ???