Tudo começou no ano de 1986, num mal organizado GP dos Estados Unidos disputado nas ruas de Detroit, a corrida era a sétima etapa do mundial de 1986 e foi vencida pelo brasileiro Ayrton Senna à bordo do Lotus 98T. Mas o fato inusitado dessa corrida não foi a rara vitória de Senna e sua Lotus - seriam apenas duas em 1986 - e sim a maneira como o brasileiro fez a comemoração na volta da consagração. Senna inaugurou naquela tarde de 22 de Junho um gesto que acabaria se tornando sua marca registrada na Fórmula 1: EMPUNHAR A BANDEIRA DE SEU PAÍS.
Naquele dia, Senna teve a ideia de empunhar o pavilhão nacional no intuito de resgatar a alquebrada alma do torcedor brasileiro, que sofrera um duro golpe - apenas um dia antes da corrida - por causa da eliminação nas quartas de final da copa do México, numa acirradíssima disputa em pênaltis contra a França. O ato de puro civismo de Senna - que na tal corrida vencera justamente dois franceses, Jacques Laffite e Alain Prost - inspirou outros pilotos a repetirem o LINDÍSSIMO gesto, como atestam as fotos disponibilizadas. O mais bonito de todo esse "levanta-bandeira" foi o generoso ato de Mansell em Interlagos no ano de 1992: ao encerrar a corrida na primeira colocação, o LEÃO empunhou um improvisado mastro que continha não só a bandeira de sua terra natal mas também a bandeira brasileira (foto principal), numa atitude extremamente simpática e de respeito a um povo que aprendera a admirar aquele estrangeiro talentoso, responsável pelas cenas mais divertidas e inusitadas da Fórmula 1 da época, um verdadeiro SHOWMAN.
E qual seria a razão para não vermos repetidas atualmente essas cenas que tanto nos encantava no passado? Uma proibição ESTÚPIDA vinda da estraga-prazeres FIA que, alegando razões de segurança, não permite mais tal tipo de manifestação.
Agora, me digam, meus caros, com tanta decisão importante precisando ser tomada em prol de uma Fórmula 1 mais vibrante e menos dispendiosa, a FIA tinha que implicar logo com uma cena que só engrandecia o espetáculo ???
Agora, me digam, meus caros, com tanta decisão importante precisando ser tomada em prol de uma Fórmula 1 mais vibrante e menos dispendiosa, a FIA tinha que implicar logo com uma cena que só engrandecia o espetáculo ???