sábado, 1 de novembro de 2008

CLIMA DE FESTA - GP DO BRASIL ANO A ANO PARTE II, OS ANOS 1970 E 1980


No segundo e último post do tópico - da série clima de festa - Gp do Brasil ano a ano a foto principal não poderia ser outra: vista aérea da belíssima região de Jacarepaguá no Rio de Janeiro, que abriga o autódromo Nélson Piquet. O autódromo foi o anfitrião da maioria das corridas brasileiras no período compreendido entre 1973 e 1989 e guarda - assim como Interlagos - doces lembranças da Fórmula 1, vamos a elas:


1973 - Largaram!!! Interlagos foi palco da primeira corrida OFICIAL de Fórmula 1 em terras tupiniquins. A paixão do brasileiro pela Fórmula 1 enfim foi recompensada com uma corrida em terras brasileiras. Não precisa dizer nada a respeito do imenso sucesso do evento depois de ver essa foto onde aparecem as arquibancadas completamente lotadas, né?









1974 - Felicidade geral da nação: Emerson Fittipaldi é bicampeão de Interlagos, vence pela segunda vez consecutiva o GP Brasil...












1975 - A vez de Moco: um anúnico publicitário enaltece a grande vitória de José Carlos Pace. O Brasil era tricampeão em seu próprio GP...















1976 parte I - Resolvi fugir à regra e colocar duas fotos deste ano pelo valor inestimável das imagens. Nesta primeira observe como os anos 1970 eram incrivelmente românticos: o final de semana em Interlagos era uma festa muito maior do que nos dias atuais, pois podia-se até ACAMPAR nas dependências do autódromo.








1976 parte II: O "moderno" sistema de contagem de voltas adotado nos anos 1970, sensacional...










1977 - Por que tanta nostalgia? Sempre me perguntam os fãs adolescentes da Fórmula 1? Basta olhar a foto ao lado para ver o porquê... A cena das baratas fazendo curva de lado era um espetáculo tão maravilhoso que tinha gente que comprava ingressos em arquibancadas situadas em curvas acentuadas só para ver Ronnie Peterson - o rei desta manobra - escorregar magistralmente de lado.







1978 - A grande vitória da equipe brasileira. A Copersucar Fittipaldi chega em segundo lugar na primeira corrida brasileira disputada no Rio de Janeiro e leva o público ao delírio. Foi o maior triunfo da única equipe brasileira da história da Fórmula 1.







1979 - A presença mais ilustre já vista em autódromos brasileiros: o mestre George Harrison - completamente fanático pela Fórmula 1 - prestigia a corrida.










1980 - A Renault, que ainda teria muito a comemorar no Brasil, chega ao seu primeiro triunfo aqui.








1981 - O grande Carlos Reutemann - um dos campeões sem título da Fórmula 1 - ignora a ordem de equipe para ceder sua vitória ao companheiro Alan Jones, demostrando ter o que muito faltou a um certo brasileiro que correu tanto tempo na Ferrari: "balls". Reparem na placa... Querem tomar conhecimento de detalhes desta história? Acessem o site www.velocidademaximatotal.blogspot.com













1982 - Sensacional campanha publicitária da Sul América Seguros para a corrida de 1982. Piquet venceria dando um dos maiores shows de sua carreira, mas tomaram a corrida dele alegando irregularidades no peso do carro...










1983 - Dessa vez Piquet venceu e levou... Mais um show do brasileiro que largou no meio do grid e veio ultrapassando um a um até vencer a prova. Delírio total nas arquibancadas.














1984 - Mister Rio. Alain Prost ganharia esse apelido devido ao seu grande número de triunfos em Jacarepaguá.












1985 - Belíssima arte criada para o cartaz da corrida de 1985 vencida adivinha por quem? MISTER RIO AGAIN, terceira de cinco.
















1986 - Piquet e Senna empunhando uma bandeira brasileira juntos, essa foi a cena insólita de 1986, dobradinha inesquecível de dois dos dez maiores gigantes da história do automobilismo mundial.
















1987 - A Camel substitui a John Player Special como patrocinadora oficial da Lotus e põe fim a um dos mais belos leiautes que a Fórmula 1 já viu.











1988 - Piquet e Senna se encontram novamente, mas agora nada de cordialidade e conversas amistosas ao pódio, é guerra pura na disputa por posições.








1989 - Maurício Gugelmin ofusca a bela vitória de Nigel Mansell fazendo uma corrida tão brilhante que fez o público esquecer momentaneamente de Senna e Piquet. Pena que sua carreira não decolou...




E aqui termina nossa turnê pelos anos da Fórmula 1 no Brasil, espero que tenham gostado...

BOA CORRIDA A TODOS AMANHÃ E QUE SEJA CAMPEÃO AQUELE QUE MAIS O MEREÇA SER !!!