domingo, 9 de novembro de 2008

E agora: os 7 PIORES



Escolhidos os sete melhores, agora chegou a hora de escolher os PIORES PILOTOS do ano. Mantendo a explicação dada no post anterior o número escolhido pelo blog para determinar os pés de breque de 2008 ficou fixado em sete, para não fugir do padrão estabelecido.

Vamos aos DESASTRES de 2008:

7° Colocado - KAZUKI NAKAJIMA

O filho de Satoru Nakajima mostrou em 2008 que realmente herdou o DNA de ruindade ao volante de seu pai. Lento em classificações, apagado durante as corridas, Kazuki tomou uma verdadeira surra de seu companheiro de equipe em 2008. Alguém poderia alegar como tese de defesa ao japonesinho ruim de roda que o carro da Williams não confirmou as expectativas favoráveis da pré-temporada e foi muito mal no campeonato, mas o que dizer então do contraste de resultados entre Kazuki, que obteve um sexto lugar como seu melhor resultado, e Nico Rosberg que levou o fraco Williams a dois pódios, chegando a um brilhante segundo lugar em Cingapura?
Não tem argumento... O japonês é ruim mesmo e só não mereceu lugar mais elevado nessa lista porque o páreo de pés de breque de 2008 foi DURÍSSIMO.


6° colocado - NICK HEIDFELD

Nick Heidfeld teve em 2008 o melhor carro que guiou em toda sua carreira na Fórmula 1. E o que fez? Muito pouco... Heidfeld foi fraquíssimo em treinos classificatórios, chegando a ficar no Q3 no GP do Japão, e obteve como melhor posição de largada uma fraca quinta posição, enquanto Robert Kubica obteve a pole position no Bahrein e largou em segundo lugar na Austrália e no Canadá. O fato de largar sempre no pelotão intermediário relegou Heidfeld quase sempre a batalhas por posições intermediárias demais para o bom equipamento que dispunha. Enquanto Kubica lutou até às ultimas corridas pelo título - correndo por fora é verdade, mas lutou - Heidfeld foi um coadjuvante sem brilho que obteve alguns bons resultados devido mais à competência de seu carro do que à sua performance como piloto.
Nick Heidfeld talvez tenha em 2009 sua última chance de mostrar alguma coisa, senão outros rumos o esperam...


5° Colocado - JENSON BUTTON

Culpar alguém que pilota uma Honda tão raquítica por sua baixa performance parece ser tarefa das mais cruéis, mas isso não tira a responsabilidade de um piloto fazer o melhor que pode com o equipamento que tem em mãos. Jenson Button é piloto de ponta - já demonstrou isso em um passado recente - mas em 2008 sua performance foi ridícula. Tomara que a razão para esse declínio performático de Button seja o desânimo de amargar dois anos em um carro tão ruim, logo ele que - depois de vencer em 2006 com essa mesma Honda que se arrasta atualmente - sonhava tanto em brigar pelo título à partir de 2007.
Jenson Button não é ruim, foi ruim em 2008...


4° Colocado - DAVID COULTHARD

Que maneira melancólica de encerrar a carreira!!! Que David Coulthard não é brilhante e nunca poderia ser considerado piloto de ponta, disso todo mundo já sabia, mas não precisava exagerar, né? Coulthard foi sofrível em 2008, lento nos treinos classificatórios, não foi melhor em corridas, onde chegou a atrapalhar vários pilotos pelos inúmeros acidentes que causou ao longo da temporada.
Infelizmente, Coulthard, a frase que mais se ouviu a seu respeito esse ano foi: JÁ VAI TARDE...


3° Colocado - KIMI RÄIKKÖNEN

O que ocorre com o piloto escolhido por Maranello para substituir seu ídolo maior, Michael Schumacher? Como um piloto que guia o melhor carro do grid pode vencer míseras duas corridas em uma temporada? Respostas muito difíceis de responder, principalmente se tomarmos por base o excelente campeonato de Räikkönen em 2005. É difícil compreender como o piloto tão aguerrido e espetacular de 2005 foi se transformar na personificação da apatia ao volante em 2008.
Kimi Räikkönen foi completamente dominado por seu companheiro de equipe em 2008 e se não tratar de acelerar muito está fadado a tomar outra surra em 2009, abre o olho, Kimi...


2° Colocado - NÉLSON ÂNGELO PIQUET

Quanta decepção o filho de um dos maiores ícones da Fórmula trouxe para os fãs que herdou de seu pai vencedor! Nelsinho fez uma temporada muito abaixo do que a pior das expectarivas criadas em torno dele poderiam prever, pois foi lentíssimo nas classificações - ficou no Q3 em incríveis seis vezes na temporada - muito mal nas corridas e propenso a acidentes. Comparar sua performance com a de Alonso é muita covardia, mas Nelsinho tinha por obrigação lutar por pontos e até pelo pódio de vez em quando. Ao invés disso, o filho do tricampeão brigava constantemente era com as duas Force India e as duas Honda por posições de fim de grid, a Renault merecia algo melhor.
Nélson Ângelo Piquet ganhou de presente a renovação de seu contrato por mais um ano por força de seu sobrenome e pela intervenção de seu pai nas negociações de fim de ano, mas não há sobrenome que agüente mais um ano de resultados tão medíocres. ACORDA NELSINHO...


1° Colocado - HEIKKI KOVALAINEN

Campeão dos campeões dos pés de breque do ano, Kovalainen foi medíocre... Aliás, já tinha sido em 2007 à bordo de uma Renault, mas mesmo assim ganhou de presente um dos mais valiosos assentos da Fórmula 1 por um único e simples motivo: Ron Dennis não queria ninguém de peso para atrapalhar seu pupilo Lewis Hamilton. Mesmo assim, Kovalainen não precisava exagerar tanto na incompetência, chegar ao fim do campeonato numa péssima sétima posição - atrás de carros muito mais fracos - e ser o principal responsável pela perda do título de construtores da Mclaren foi muito até para o finlandês-tartaruga. O ápice de sua ruindade foi o GP da Itália, onde conseguiu ser derrotado por um TORO ROSSO.
Heikki Kovalainen é um dos piores pilotos que ocupou um carro vencedor na história na Fórmula 1, ou desabrocha um improvável talento em 2009 ou senão vai guiar sabe-se lá o que em 2010...
Como vem dizendo Galvão Bueno durante as transmissões: "ESSE NÃO É DO RAMO !!!", mas o melhor coisa que ouvi sobre esse arremedo de piloto foi a alcunha em sua homenagem criada por meu amigo Rodrigo Kezen: "(...) Esse finlandês é tão ruim que deveria se chamar COCOVALAINEN..."