terça-feira, 22 de janeiro de 2008

#32 - Brabham BT53 - 1984


DESIGNER: Gordon Murray
PILOTOS: Nélson Piquet, Teo Fabi, Corrado Fabi, Manfred Winkelhock
Vitórias: 2
Poles: 9
M.voltas: 3
Pontos: 38


Gordon Murray, sempre inovador e vanguardista, decidiu mudar de estratégia para a temporada de 1984 e não modificou drasticamente o desenho do BT53, adaptando apenas pequenas mudanças em relação a seu antecessor, o BT52. Seu trabalho resumiu-se a alongar os radiadores laterais - curtíssimos no BT52 e que o fez perder a forma de flecha - e introduzir saliências aerodinâmicas na tampa do motor visando uma melhor penetração aerodinâmica e melhor distribuição de peso. O carro era um foguete - chegava a gerar mais de mil hp em treinos calssificatórios - mas era incrivelmente frágil, tanto que Piquet foi conseguir terminar sua primeira corrida apenas no sétimo GP do certame. O desespero da Brabham para diminuir seu enorme número de quebras foi tanto que várias modificações foram introduzidas ao longo do campeonato, a mais radical delas é bem visível na foto 2 (clique para ampliar) : um pequeno triângulo recortado na carenagem - bem no bico do carro - que serviu de tomada de ar para um novo radiador de óleo, o qual visava diminuir o recorrente problema de superaquecimento do motor da BMW.