Meus caros, para fechar de vez esse alucinante GP de Cingapura aqui no blog, convidei meu amigo Marcus Freitas para deixar suas impressões sobre a histórica primeira corrida noturna da história da Fórmula 1 confiando no seu extremo bom gosto ao escrever. E qual não foi minha surpresa quando me deparei com esse belíssimo e hilário texto, divirtam-se, pois ficou magistral:
"DO ROCK AO SAMBA EM UM GP
Quando comecei a ver os treinos de sexta e sábado do GP de Cingapura veio a minha mente uma música do KISS de um disco clássico da época do make-up, o Destroyer (1976) : King of the Night Time World. Pois é. Me perguntava, a cada piloto que ia pra pista, quem seria “o Rei do Mundo Noturno”. Pela primeira vez na história da F1, desde sua origem em 1950, um GP Noturno...e ainda por cima o GP de número 800 ! Com certeza uma das provas mais aguardadas do ano. Como será que os carros renderiam ? Será que a iluminação seria boa o suficiente ? E a chuva ? Vem ou não vem ? E o traçado, até então conhecido apenas por simuladores, será que era convincente de verdade ?
Bom, logo nos treinos tivemos várias destas questões respondidas. A corrida do Domingo não seria fácil. Visão dos pilotos exigida ao máximo (que bando de mocinhas...queria ver eles em Le Mans às 3 da manhã sem luzes na pista !), cansaço extremo devido ao calor absurdo (30 graus à noite é coisa de louco) e pelo traçado travado, cheio de cotovelos, que mais lembrava os circuitos dos saudosos GPs de rua dos EUA dos anos 80 como Phoenix e Detroit. Bom. Pelos treinos de sexta e sábado talvez pudéssemos dizer que Fernando Alonso tinha tudo para ser o Rei do Mundo Noturno, afinal sua Renault rendia que rendia muito bem...até que decidiu parar no meio do treino e deixar o espanhol lá no bloco intermediário em décimo quinto. Pelo menos na minha cabeça, apesar do belo trabalho nos treinos, não via de jeito algum uma Renault cruzando a linha de chegada em primeiro no Domingo. Sei lá. Noite combina com balada, que combina com Crazy Hamilton, ou até mesmo Massa, o Bom Moço Casado, mas que tem um arrojo de fazer inveja a muito solteiro ! Arrojo este que deu a pole para o brasileiro que honra a história da F1 verde e amarela com uma volta simplesmente BRILHANTE. Massa passava nos muros a um fio de cabelo e conseguiu talvez uma das poles mais sensacionais da temporada. Quanto ao circuito de rua, que MARAVILHA. Que lugar lindo para um GP. O que era aquela arquibancada com um campo de futebol flutuante ????
Domingo à noite lá, domingo de manhã aqui. Expectativa da largada. Massa na frente seguido pelo incansável Hamilton. Será que o Rei seria um deles ? Bom, se fosse para consultar minha consciência eu diria, “com toda certeza meu caro Watson”. Massa larga e já salta na frente, Hamilton seguindo nem tanto na cola porque o brasileiro estava com o pé embaixo naquele início de GP. Quem assistiu as primeiras 10 voltas do GP de Cingapura poderia afirmar que a noite era do Massa e que ele estava decidido a seguir para Shangai na ponta da tabela. Bom. Eu afirmei isso e acho que 90% dos brasileiros que acompanham F1 também. Até que um brasileiro estragou a balada, digo, a corrida do Felipe Massa. Confesso que sou fã incondicional do Mestre Nelson Piquet, assim como afirmo que logicamente torço muito pelo “Piquezinho”, mas Domingo passado não deu. Que lambança hein Nelsinho ? Sozinho. Perdeu a traseira lá pela décima quinta volta e se arrebentou no muro...reduzindo a pó os mais de 6 segundos de vantagem do Massa ao Hamilton com a entrada do Safety Car. Se a noite é das baladas, podemos dizer que o Piquezinho foi como aquele convidado indesejável que entra bêbado, dá tapa na bandeja do garçom, sobe na mesa, abraça todo mundo dizendo “meu amiiiiigo ! eu te amo cara !”...enfim, ACABOU COM A FESTA. Acabou porque após seu acidente começou um outro GP de Cingapura. GP deixou de ser Grande Prêmio para virar Grande Palhaçada. Palhaçada encabeçada pelos italianos da Ferrari. Tenho certeza que inspirados pelo hino da bela bota que mais se assemelha a uma música circense do que com um hino nacional. Por mais uma vez este ano (depois de Monaco, Spa, Hungria, etc, etc...) complicaram a vida do Felipe. Um erro imbecil tirou a liderança do brasileiro e pode ter complicado, e muito, o fim de ano da Scuderia de Maranello. Literalmente roubaram o pirulito da criança. Pra que inventar sinalizações modernosas quando o simples sempre funcionou ? Sem dúvida foi o pirulito mais caro que a Ferrari já pagou na história. Quando o Massa saiu com aquela mangueira pendurada revelo que disse lá no fundo da minha cabeça “acelera Massa ,vai embora com esse troço !!!!!”. O pastelão se completou com o sprint de 100 metros olímpicos dos mecânicos para soltar a mangueira do carro. Juro que me espantou a calma aparente do brasileiro. Eu teria metido uma muqueta na cara do miserável que autorizou a saída do carro no momento indevido. Teria metido aquele chute no vácuo igualzinho ao do Nelson Piquet no Eliseu Salazar em Hockenheim. Que tristeza !!!!!! Se não bastasse a perda da ponta da corrida o brasileiro ainda foi punido com um drive through penalty por quase bater num Force India durante a parada. Bom pelo menos a punição deve ter servido para o Massa soltar um “vafancullo” em alto e bom som durante a passagem lenta pelos pits.
O que se sucedeu a partir dali foi, na minha opinião, uma balada morna, uma festa quase sem graça. Massa lá no fundão, Rosberg e Kubica punidos por entrarem nos boxes antes da abertura, Hamilton se esforçando muito (o que é de praxe) para marcar uns pontinhos e claro...o Rei do Mundo Noturno começava a surgir...Fernando Alonso. Deu uma de bacana que chega atrasado na festa, mas que pega a mulher mais linda de todas sem chances para a concorrência que se empenhou a noite toda. Caiu de mão beijada a vitória para o espanhol sem pretensões a nada na temporada, talvez a única pretensão fosse ou ainda seja dizer para o mundo “ei...sou bicampeão,estou vivo e bem...não me esqueçam em 2009”. A Renault sem dúvida fez um trabalho em equipe fenomenal, ainda que de forma inusitada !
Mas com certeza foi uma noite brasileira. Piquezinho bateu, que chamou a bandeira amarela, que abriu os boxes, que botou os palhaços da Ferrari mais uma vez no picadeiro, que tirou o Massa da briga e que...hummmm...faltou um brasileiro. Claro que faltou ! O cara que vai na balada e sempre pega o scotch batizado, o canapé estragado, que conta as piadas mais sem graça e que é sempre o último a receber o carro do valet. Ele. O cara que não honra a saga brasileira na F1 : Barrichello ! Pois é. Barrichello obviamente quebrou. Mas isso não importa, afinal isso é regra e não exceção para o Capacho de Schumacher. A cena da noite foi com certeza de Barrichello, ao mostrar que aprendeu a arte do humor e do riso fácil com os mecânicos da Ferrari. Ao lançar sua balaclava ao público não contou com o fator vento e viu o acessório de segurança voar para o lado contrário e gentilmente flutuar sobre um canal/rio de Cingapura. Agora o campo de futebol flutuante ganhou companhia !
Ainda assim esta segunda parte ou segundo GP de Cingapura teve seus momentos brilhantes. Especialmente para os que tiveram, assim como eu, a opção de assistir a prova pela TV Globo. Foi simplesmente impagável ver o Galvão Bueno desesperado a cada posição conquistada por Lewis Hamilton. Eu até entendo que o cara é brasileiro, mas acima de tudo é profissional, é jornalista (pelo menos suponho que assim o seja). Ele não pode secar de forma tão deselegante o inglesinho. Se pudesse acho que ele entraria na pista e se jogaria na frente da McLaren prateada. Pô Galvão. Se toca cara. O azar que o Hamilton teve ano passado mudou de lado e está lá em Maranello. Prova disso foi o gran finale de Kimi Raikonnen, que obviamente deve ter ido à balada já “calibrado” com bastante birita, coisa que ele gosta e muito e meteu a Ferrari (mais que o carro, a equipe inteira) no muro...cedendo assim a liderança dos construtores para a McLaren.
Final de festa. Alonso em primeiro, Rosberguinho em segundo e ele, Crazy Hamilton em terceiro. Terceiro que fez com que ele abrisse 7 pontos de Felipe Massa. Terceiro que tirou a Ferrari da liderança do mundial de construtores. E terceiro que complicou muito as pretensões de Massa no campeonato. Sejamos realistas e “palpiteiros” : próxima prova é Shangai. Ano passado foi a prova que particamente tirou o título de Lewis Hamilton. O inglesinho vai querer apagar a besteira do ano passado com uma vitória na China. Vamos torcer muito pelo Massa é claro...vamos supor que ele chegue em segundo. 10 pro Hamilton. 8 pro Massa. Diferença de 9 pontos. Japão, Fuji. Vamos supor que o Massa vença...e que o Hamilton chegue em quarto...Hamilton ficaria 4 pontos na frente do Massa com a decisão aqui no Brasil. Para o Massa esta seria uma situação absolutamente desconfortável. Primeiro pela pressão de fazer bonito em sua terra natal. Segundo por entrar na pista sabendo que o inglês tem pontos de vantagem. Mas tudo isso são palpites de um palpiteiro de F1 e que acha que este ano Crazy Hamilton não dará mais mancadas na reta final. Este GP de Cingapura foi chave para o campeonato. O que começou como um belo rock acabou em sambão, afinal a Ferrari viu a Mangueira entrar. E não sair mais. Uma pena.
E como dizem os ingleses. Hail to the King ! The King of the Night Time World, Fernando Alonso ! "
Quando comecei a ver os treinos de sexta e sábado do GP de Cingapura veio a minha mente uma música do KISS de um disco clássico da época do make-up, o Destroyer (1976) : King of the Night Time World. Pois é. Me perguntava, a cada piloto que ia pra pista, quem seria “o Rei do Mundo Noturno”. Pela primeira vez na história da F1, desde sua origem em 1950, um GP Noturno...e ainda por cima o GP de número 800 ! Com certeza uma das provas mais aguardadas do ano. Como será que os carros renderiam ? Será que a iluminação seria boa o suficiente ? E a chuva ? Vem ou não vem ? E o traçado, até então conhecido apenas por simuladores, será que era convincente de verdade ?
Bom, logo nos treinos tivemos várias destas questões respondidas. A corrida do Domingo não seria fácil. Visão dos pilotos exigida ao máximo (que bando de mocinhas...queria ver eles em Le Mans às 3 da manhã sem luzes na pista !), cansaço extremo devido ao calor absurdo (30 graus à noite é coisa de louco) e pelo traçado travado, cheio de cotovelos, que mais lembrava os circuitos dos saudosos GPs de rua dos EUA dos anos 80 como Phoenix e Detroit. Bom. Pelos treinos de sexta e sábado talvez pudéssemos dizer que Fernando Alonso tinha tudo para ser o Rei do Mundo Noturno, afinal sua Renault rendia que rendia muito bem...até que decidiu parar no meio do treino e deixar o espanhol lá no bloco intermediário em décimo quinto. Pelo menos na minha cabeça, apesar do belo trabalho nos treinos, não via de jeito algum uma Renault cruzando a linha de chegada em primeiro no Domingo. Sei lá. Noite combina com balada, que combina com Crazy Hamilton, ou até mesmo Massa, o Bom Moço Casado, mas que tem um arrojo de fazer inveja a muito solteiro ! Arrojo este que deu a pole para o brasileiro que honra a história da F1 verde e amarela com uma volta simplesmente BRILHANTE. Massa passava nos muros a um fio de cabelo e conseguiu talvez uma das poles mais sensacionais da temporada. Quanto ao circuito de rua, que MARAVILHA. Que lugar lindo para um GP. O que era aquela arquibancada com um campo de futebol flutuante ????
Domingo à noite lá, domingo de manhã aqui. Expectativa da largada. Massa na frente seguido pelo incansável Hamilton. Será que o Rei seria um deles ? Bom, se fosse para consultar minha consciência eu diria, “com toda certeza meu caro Watson”. Massa larga e já salta na frente, Hamilton seguindo nem tanto na cola porque o brasileiro estava com o pé embaixo naquele início de GP. Quem assistiu as primeiras 10 voltas do GP de Cingapura poderia afirmar que a noite era do Massa e que ele estava decidido a seguir para Shangai na ponta da tabela. Bom. Eu afirmei isso e acho que 90% dos brasileiros que acompanham F1 também. Até que um brasileiro estragou a balada, digo, a corrida do Felipe Massa. Confesso que sou fã incondicional do Mestre Nelson Piquet, assim como afirmo que logicamente torço muito pelo “Piquezinho”, mas Domingo passado não deu. Que lambança hein Nelsinho ? Sozinho. Perdeu a traseira lá pela décima quinta volta e se arrebentou no muro...reduzindo a pó os mais de 6 segundos de vantagem do Massa ao Hamilton com a entrada do Safety Car. Se a noite é das baladas, podemos dizer que o Piquezinho foi como aquele convidado indesejável que entra bêbado, dá tapa na bandeja do garçom, sobe na mesa, abraça todo mundo dizendo “meu amiiiiigo ! eu te amo cara !”...enfim, ACABOU COM A FESTA. Acabou porque após seu acidente começou um outro GP de Cingapura. GP deixou de ser Grande Prêmio para virar Grande Palhaçada. Palhaçada encabeçada pelos italianos da Ferrari. Tenho certeza que inspirados pelo hino da bela bota que mais se assemelha a uma música circense do que com um hino nacional. Por mais uma vez este ano (depois de Monaco, Spa, Hungria, etc, etc...) complicaram a vida do Felipe. Um erro imbecil tirou a liderança do brasileiro e pode ter complicado, e muito, o fim de ano da Scuderia de Maranello. Literalmente roubaram o pirulito da criança. Pra que inventar sinalizações modernosas quando o simples sempre funcionou ? Sem dúvida foi o pirulito mais caro que a Ferrari já pagou na história. Quando o Massa saiu com aquela mangueira pendurada revelo que disse lá no fundo da minha cabeça “acelera Massa ,vai embora com esse troço !!!!!”. O pastelão se completou com o sprint de 100 metros olímpicos dos mecânicos para soltar a mangueira do carro. Juro que me espantou a calma aparente do brasileiro. Eu teria metido uma muqueta na cara do miserável que autorizou a saída do carro no momento indevido. Teria metido aquele chute no vácuo igualzinho ao do Nelson Piquet no Eliseu Salazar em Hockenheim. Que tristeza !!!!!! Se não bastasse a perda da ponta da corrida o brasileiro ainda foi punido com um drive through penalty por quase bater num Force India durante a parada. Bom pelo menos a punição deve ter servido para o Massa soltar um “vafancullo” em alto e bom som durante a passagem lenta pelos pits.
O que se sucedeu a partir dali foi, na minha opinião, uma balada morna, uma festa quase sem graça. Massa lá no fundão, Rosberg e Kubica punidos por entrarem nos boxes antes da abertura, Hamilton se esforçando muito (o que é de praxe) para marcar uns pontinhos e claro...o Rei do Mundo Noturno começava a surgir...Fernando Alonso. Deu uma de bacana que chega atrasado na festa, mas que pega a mulher mais linda de todas sem chances para a concorrência que se empenhou a noite toda. Caiu de mão beijada a vitória para o espanhol sem pretensões a nada na temporada, talvez a única pretensão fosse ou ainda seja dizer para o mundo “ei...sou bicampeão,estou vivo e bem...não me esqueçam em 2009”. A Renault sem dúvida fez um trabalho em equipe fenomenal, ainda que de forma inusitada !
Mas com certeza foi uma noite brasileira. Piquezinho bateu, que chamou a bandeira amarela, que abriu os boxes, que botou os palhaços da Ferrari mais uma vez no picadeiro, que tirou o Massa da briga e que...hummmm...faltou um brasileiro. Claro que faltou ! O cara que vai na balada e sempre pega o scotch batizado, o canapé estragado, que conta as piadas mais sem graça e que é sempre o último a receber o carro do valet. Ele. O cara que não honra a saga brasileira na F1 : Barrichello ! Pois é. Barrichello obviamente quebrou. Mas isso não importa, afinal isso é regra e não exceção para o Capacho de Schumacher. A cena da noite foi com certeza de Barrichello, ao mostrar que aprendeu a arte do humor e do riso fácil com os mecânicos da Ferrari. Ao lançar sua balaclava ao público não contou com o fator vento e viu o acessório de segurança voar para o lado contrário e gentilmente flutuar sobre um canal/rio de Cingapura. Agora o campo de futebol flutuante ganhou companhia !
Ainda assim esta segunda parte ou segundo GP de Cingapura teve seus momentos brilhantes. Especialmente para os que tiveram, assim como eu, a opção de assistir a prova pela TV Globo. Foi simplesmente impagável ver o Galvão Bueno desesperado a cada posição conquistada por Lewis Hamilton. Eu até entendo que o cara é brasileiro, mas acima de tudo é profissional, é jornalista (pelo menos suponho que assim o seja). Ele não pode secar de forma tão deselegante o inglesinho. Se pudesse acho que ele entraria na pista e se jogaria na frente da McLaren prateada. Pô Galvão. Se toca cara. O azar que o Hamilton teve ano passado mudou de lado e está lá em Maranello. Prova disso foi o gran finale de Kimi Raikonnen, que obviamente deve ter ido à balada já “calibrado” com bastante birita, coisa que ele gosta e muito e meteu a Ferrari (mais que o carro, a equipe inteira) no muro...cedendo assim a liderança dos construtores para a McLaren.
Final de festa. Alonso em primeiro, Rosberguinho em segundo e ele, Crazy Hamilton em terceiro. Terceiro que fez com que ele abrisse 7 pontos de Felipe Massa. Terceiro que tirou a Ferrari da liderança do mundial de construtores. E terceiro que complicou muito as pretensões de Massa no campeonato. Sejamos realistas e “palpiteiros” : próxima prova é Shangai. Ano passado foi a prova que particamente tirou o título de Lewis Hamilton. O inglesinho vai querer apagar a besteira do ano passado com uma vitória na China. Vamos torcer muito pelo Massa é claro...vamos supor que ele chegue em segundo. 10 pro Hamilton. 8 pro Massa. Diferença de 9 pontos. Japão, Fuji. Vamos supor que o Massa vença...e que o Hamilton chegue em quarto...Hamilton ficaria 4 pontos na frente do Massa com a decisão aqui no Brasil. Para o Massa esta seria uma situação absolutamente desconfortável. Primeiro pela pressão de fazer bonito em sua terra natal. Segundo por entrar na pista sabendo que o inglês tem pontos de vantagem. Mas tudo isso são palpites de um palpiteiro de F1 e que acha que este ano Crazy Hamilton não dará mais mancadas na reta final. Este GP de Cingapura foi chave para o campeonato. O que começou como um belo rock acabou em sambão, afinal a Ferrari viu a Mangueira entrar. E não sair mais. Uma pena.
E como dizem os ingleses. Hail to the King ! The King of the Night Time World, Fernando Alonso ! "
OBRIGADO, CARO AMIGO MARCUS FREITAS, E PARABÉNS POR ESCREVER TÃO BEM...