quinta-feira, 21 de agosto de 2008

VÍDEOS INCRÍVEIS 13 - Insegurança total



Caros amigos, como vocês devem ter reparado, tenho procurado colocar sempre uma matéria alusiva ao circuito que vai receber uma corrida dias antes dela ocorrer. E como tenho procurado privilegiar vídeos interessantes de momentos que se passaram no tal circuito, desta vez não tenho nada para colocar sobre Valência porque um GP em suas ruas é coisa inédita. Bem, recorri então ao seguinte raciocínio: já que não existem imagens de corridas em Valência, vou resgatar imagens ocorridas na Espanha em um de seus circuitos que não abriga mais GPs, como forma de compensação. Agindo assim, escolhi uma passagem acontecida no circuito de JARAMA no ano de 1970 e - mais uma vez - rompo minha linha de conduta normal que procura sempre enaltecer grandes fatos do passado. Desta feita, coloco aqui para vocês contemplarem o lado negro do automobilismo de espetáculos da década de 1970: A IMENSA IRRESPONSABILIDADE DA TOTAL FALTA DE SEGURANÇA A QUE OS BRAVOS PILOTOS DA ÉPOCA ERAM SUBMETIDOS.
Reparem na total insegurança dos carros-bomba, na balbúrdia criada por um acidente simples e no amadorismo das equipes de atendimento. Nós estamos sempre acostumados a elogiar os doces anos 1970, com todo o seu romantismo e competitividade, principalmente quando comparamos com os previsíveis tempos atuais, mas de uma coisa ninguém pode reclamar: A SEGURANÇA DA F1 ATUAL É EXEMPLAR E POUPA MUITAS VIDAS.
Ou vocês acham que se Robert Kubica corresse nos anos 1970 e sofresse um acidente similar ao ocorrido com ele no Canadá em 2007 ainda estaria aqui para nos contar histórias?