sábado, 30 de agosto de 2008

Guia do Colecionador 1 - Os carros campeões do mundo de Fórmula 1 da década de 1950 disponíveis na escala 1/18 - PARTE II

Contrariando minha idéia inicial de fazer desta segunda parte a final para as miniaturas de campeões mundiais em 1/18 da década de 1950, preferi mudar de estratégia e trarei nesta segunda parte apenas os modelos com os quais o grande JUAN MANUEL FANGIO sagrou-se campeão nos anos de 1954 e 1955 por motivos de - novamente - tamanho do post, o problema é que miniaturas da CMC (fábrica que manufaturou as miniaturas destes anos) são extramemente detalhadas, o que exige uma longa descrição de suas partes constituintes. Vamos aos modelos então, que é o que realmente interessa (não se esqueçam que as numerações abaixo referem-se ao número ordinal das miniaturas campeãs dispostas em ordem cronológica):


3 - 1954/1955

CAMPEÃO DO MUNDO: JUAN MANUEL FANGIO
CARRO: MERCEDES-BENZ W196 MONOPOSTO
MINIATURA: CMC


Para começar, atentem para uma pequena diferença sobre a relação miniatura/ano do título que representa, nesta miniatura: esta Mercedes - diferentemente dos carros anteriores - foi utilizada em dois anos consecutivos, podendo representar tanto o ano de 1954 quanto o de 1955. E a peculiaridade desse W196 - batizada de FLECHA DE PRATA - da Mercedes-Benz não para por aí, existe uma outra versão do carro que também foi usada no referido biênio: a W196 R STREAMLINER. As duas versões são bem distintas uma da outra em termos de aerodinâmica do seu chassi: o monoposto seguia o padrão normal de um Fórmula 1 da década de 1950 e a Streamliner apresentava as RODAS COBERTAS !!! Isso foi possível graças ao maleável regulamento técnico vigente na época, e a escolha do tipo de chassi a ser usado se dava da seguinte maneira:

- Monoposto (rodas descobertas): usado em circuitos travados, por apresentar maior eficiência onde havia predominância de curvas de baixa e média velocidade e onde era necessário usar mais os freios.

- Streamliner (rodas cobertas): especialista nos circuitos de alta velocidade pois sua carroceria coberta apresentava menor resistência ao ar.

O motor de ambas as versões porém era o mesmo, um 8 cilindros em linha, com capacidade de 2.496cc e que atingia 260 HP de potência, chegando a 8.500RPM em 1954 (em 1955 sua potência ampliou-se para 290 HP). O motor das flechas de prata foram extremamente inovadores pois foram os primeiros a utilizar um sistema de injeção eletrônica e um comando desmodrônico de válvulas.
Apresentação feita, vamos ao que interessa:

A CMC produziu duas versões do W196 Monoposto, a única diferença entre elas é a presença do número e de pequenas bandeiras argentinas conforme vocês podem conferir nas fotos comparativas, sendo a versão lisa bem mais fácil de ser encontrada e ambas versões NÃO POSSUEM A FIGURA DO PILOTO. A miniatura é rica em detalhes, mas em se tratando de uma CMC, deixa um pouco a desejar. Não apresenta muitas partes removíveis como é de praxe nos modelos da marca, na verdade a única parte móvel do carro é sua tampa do motor, que apesar de removível não vem com aquele jogo de presilhas descritas no post anterior da série para os carros da Ferrari 500F2, a tampa simplesmente se encaixa sobre o chassi. Mas não é só esse detalhe que nos leva a classificar a miniatura como pouco requintada, a miniatura apresenta ainda os seguintes pontos negativos:

- motor muito pouco detalhado, não chegando nem perto do padrão de excelência atingido em outros modelos lançados pela marca;

- cockpit pobre, com instrumentos do painel pintados de forma simplória apesar de estar envolvidos com belos aros de metal, volante de estética apenas razoável e ausência total de representação dos pedais. O que se pode destacar no habitáculo do piloto é o lindo banco de tecido xadrez que mistura as cores azul-escuro, vinho e branco;

- aberturas de tanque de combustível, tampa do reservatório de óleo e entradas de ar à frente do cockpit FIXAS;

- símbolo da Mercedes-Benz no bico - a famosa estrela - feita de plástico cromado e não de metal;

Apesar de apresentar estas simplórias partes componentes, a mininatura recebeu os prêmios de MINIATURE OF THE YEAR de 1998 e 1999. E eis aqui o motivo de considerarmos uma miniatura premiada como simples hoje em dia: o ano em que foi manufaturada, 1998. Há dez anos atrás as miniaturas não apresentavam o imenso grau de sofisticação verificado atualmente e isto demonstra a grande evolução que as fábricas tem atingido com o passar dos tempos. E para dar crédito aos prêmios recebidos, verifiquemos os pontos positivos deste modelo:

- pintura lindíssima polida a mão;

- rodas constituídas de 48 feixes individualmente manufaturados, formando dois conjuntos de feixes raiados para cada roda, um externo e outro externo;

- alto requinte do conjunto de escapamentos situados na lateral direita do carro, de um tubo situado na traseira do carro - que tinha a função de receber o motor de arranque externo para dar partida - e das aletas laterais que servem para proteger o piloto da sujeira projetada pelas rodas dianteiras (muitos acreditam que essas aletas teriam função aerodinâmica);

- grades dianteiras de metal perfeitamente confeccionadas à frente das entradas de ar;

- ampla abertura inferior que permite a perfeita visualização das porcões inferiores de várias partes internas do carro, inclusive o motor;

Há que se concluir, finalmente, que a versão Monoposto da Mercedes W196 trata-se de um "primo pobre" dos modelos da CMC, fato corroborado pela constatação de que a miniatura foi montada por "apenas" 180 partes fundamentais...o que é pouco frente das mais de mil partes componentes que formam uma miniatura atual, mas que não é um modelo ruim, pelo contrário é muito bonito e vale a pena ter na coleção.


*Dica do blog: Se você não conseguir achar para comprar a versão completa de corrida deste modelo que é muito rara e pertencente a uma edição limitada a mil exemplares, compre a versão lisa - relativamente fácil de ser encontrada - e contrate o serviço de um modelista profissional e experiente para confeccionar os números para aplicar na miniatura. MAS ATENÇÃO: ESTE MODELO APRESENTA TAMBÉM DUAS BANDEIRINHAS ARGENTINAS SITUADAS ATRÁS DO COCKPIT DO PILOTO - UMA DE CADA LADO - PRÓXIMO À ABERTURA DO TANQUE DE GASOLINA (visualize-a na foto clicando nela para aumentá-la), não deixe de adicioná-las para que seu modelo fique fiel ao original. Outra coisa muito importante com relação a essa miniatura é sua forma de preservação, evite deixá-la exposta ao ar livre pois sua pintura é muito sensível e sofre corrosão pela umidade, MELHOR ACONDICIONÁ-LA EM UMA VITRINE HERMETICAMENTE VEDADA.




4 - 1954/1955


CAMPEÃO: JUAN MANUEL FANGIO
CARRO: MERCEDES BENZ W196 R STREAMLINER
MINIATURA: CMC



Como a apresentação deste carro já foi devidamente feita acima, vamos diretamente para as características da miniatura. A W196R STREAMLINER - diferentemente de sua versão monoposto - é uma miniatura manufaturada recentemente e constitui um marco no colecionismo de diecast na escala 1/18 devido à sua impressionante riqueza de detalhes de suas incríveis 1.100 partes constituintes FEITAS A MÃO. Essa miniatura sensacional tem apenas um ponto em comum com sua "irmã" de rodas descobertas: o fato de ter sido lançada em duas versões e apresentar como única diferença a presença de números em sua carenagem e - a exemplo da outra versão - NÃO POSSUEM FIGURAS DO PILOTO, a versão numerada é raríssima sendo considerada por muitos o diecast de Fórmula 1 mais difícil de ser encontrado. De resto essa miniatura não tem muito a ver com o modelo monoposto, pois seu requinte pode ser observado em diversos detalhes extremamente bem trabalhados:

- o cockpit apresenta todas suas partes componentes como alavanca de câmbio, pedaleira e - acredite - até alavancas diversas que servem para abrir dutos de ventilação para o habitáculo do piloto e para o radiador situado no bico do carro (lá está localizada uma grade que se abre quando o carro está parado para ventilar melhor o radiador). O volante é de um detalhamento estético fabuloso acompanhado de um painel muito bem planejado que contém todos os seus mostradores visíveis. O banco do carro além de apresentar o mesmo lindo desenho em xadrez verificado na versão monoposto é todo margeado por uma linda faixa vermelha feita em couro legítimo. E, por fim, um detalhe magnífico: os retrovisores possuem espelhos verdadeiros;

- as rodas, já muito complexas no modelo monoposto, atingem seu auge na versão streamliner pois seus raios são formados por 72 feixes construídos manualmente, um a um;

- canos de descarga reais de metal e não de plástico cromado;

- motor extremamente detalhado onde pode ser observado inclusive os cabos de cobre componentes do inovador sistema de injeção eletrônica;

Mas agora, vamos à parte mais sensacional do modelo, suas incríveis partes removíveis:

- tampa do motor: o capô pode ser aberto da mesma forma que se faz com um carro de rua, onde a tampa pode ficar suspensa sendo sustentada por uma barra articulada;

- grade frontal pode ser parcialmente aberta, o que permitia uma maior ventilação ao radiador quando o carro estava parado (como relatei acima, há uma alavanca no cockpit que comanda a abertura e o fechamento dessa grade);

- dutos de ventilação para o habitáculo do piloto situados logo à frente do cockpit cuja abertura e fechamento - a exemplo da grade frontal - é comandada por alavancas presentes dentro do cockpit;

- tampa do tanque de gasolina chiquérrima situada logo atrás do cockpit;

- rodas podem ser também retiradas, o que proporciona para o colecionador mais curioso a possibilidade de visualização de componentes da suspensão e do sistema de frenagem;

- mas a parte removível mais impressionate mesmo dessa miniatura é sua carenagem, ela pode ser todinha removida, mostrando todo o interior do carro...Imaginem vocês que responsabilidade a CMC assumiu para si ao aceitar o desafio de confeccionar um interior tão complexo em peças e componentes quanto a de um carro real, um verdadeiro show. A carenagem é presa por seis pequenos parafusos localizados no assoalho do carro, que no caso do W196 R Streamliner é todo vedado;

Finalizando, então, para aquele colecionador que não possui a MERCEDEZ W196R STREAMLINER trate de adquirí-la, pois trata-se de uma das mais lindas miniaturas lançadas até hoje. Outro ponto que gostaria de abordar antes de finalizar o post é o fato de que qualquer uma das versões da W196 pode ser representativa para os anos 1954/1955 em uma coleção de campeões do mundo, ou seja, o colecionador não precisa comprar a monoposto e a streamliner para ter completa sua coleção temática de campeões, basta uma das duas. Mas que a coleção ficará mais rica e bonita tendo as duas versões, disso ninguém tem dúvida.


*Dica do blog: Ao adquirir a versão lisa e no caso de querer adesivá-la com os números, o comprador tem que atentar para o fato de a versão Streamliner não possuir as bandeirinhas argentinas que aparecem na versão Monoposto, e outra coisa: a versão carenada apresenta números na frente do carro, nas laterais e NA TRASEIRA, não se esqueçam disso senão a miniatura não ficará original.