domingo, 2 de março de 2008

MINIATURA DA VEZ 10 - Transformação de um Toleman TG184


A coluna miniatura da vez apresenta hoje uma transformação especialíssima de um modelo na escala 1/18 que a MINICHAMPS lançou originalmente na versão da foto acima. O modelo é do primeiro carro que o brasileiro AYRTON SENNA correu na F1, o TOLEMAN-HART TG184 de 1984. O caso todo é o seguinte: a fabrica alemã de miniaturas colecionáveis lançou essa miniatura em uma versão correspondente ao GP da Inglaterra, mas o grande João Vernini - excelente modelista - resolveu ter um modelo particularizado em sua coleção e o transformou na célebre versão usada por Ayrton no GP de Mônaco. Como o carro do GP monegasco apresenta um layout totalmente diferente, imaginem vocês o trabalho que deu para realizar tal conversão...
E o que é mais legal no post de hoje é que vocês poderão acompanhar essa verdadeira obra de arte em todos os seus passos, ao invés de contemplar apenas o resultado final para comparação com o modelo original. Vamos conferir então (sempre lembrando que se quiser ver as fotos em detalhes basta clicar nelas para ampliá-las):


PASSO 1: REMOÇÃO DA PINTURA ORIGINAL

Como adverti acima, os layouts das duas versões são muito diferentes e para atingir a meta pretendida até a pintura da miniatura teve que ser modificada. Observem abaixo então a remoção da pintura original e seus decalques sobrando só o fundo azul :




PASSO 2: PINTURA DO FUNDO BRANCO DA NOVA VERSÃO

Após a remoção inicial da pintura, é hora de pintar a cor da versão pretendida, que tem no branco quase toda a sua base :




PASSO 3: MONTAGEM DA MINIATURA COM A NOVA COR APLICADA

Pintura nova aplicada, agora é preciso remontar a miniatura para finalizá-la:




PASSO 4: COLOCAÇÃO DOS PNEUS DE CHUVA

Acharam que o trabalho reduziria-se a pintura e confeccção de decalques? Não, Senna não deu espetáculo em Mônaco debaixo de um aguaceiro danado? Pois então a miniatura para ser fiel ao acontecimento memorável precisaria ter pneus de chuva... E não é que nosso artista confeccionou os tais pneus? Observem em close o esmero que ele teve ao fazê-los nas fotos que mostram individualmente o traseiro e o dianteiro:




PASSO 5: COLOCAÇÃO DOS NOVOS DECALQUES PARA FINALIZAÇÃO DO MODELO

Ao contrário do que muitos colecionadores estão acostumados, o João não comprou aquelas cartelas de decalques fabricados para conversões, ELE MESMO FEZ OS DECALQUES e os aplicou na miniatura observando criteriosamente a disposição dos patrocinadores usados na corrida, nunca é demais lembrar que a versão de corrida foi diferente das versões dos treinos classificatórios de sexta-feira e sábado. E até nisso ele acertou, disponibilizando os decalques de patrocínio de forma idêntica ao da corrida, observem:




MODELO FINALIZADO:

Contemplem então a obra de arte totalmente convertida nas 2 fotos abaixo e me digam: o cara é ou não é FERA???