segunda-feira, 24 de março de 2008

GP da Malásia


A segunda etapa do atual certame da F1 foi uma verdadeira canção de ninar para quem se aventurou a acordar quatro horas da matina para vê-la. Esperançosos com a corrida da Austrália, acordamos todos com ânimo aguardando mais um show dessa nova F1, mais humana e imprevisível. E até que no começo, a corrida parecia que não ia decepcionar nossas expectativas, logo após uma largada frenética - onde Felipe Massa defendeu muito bem seu primeiro lugar contra a investida de Kimi Räikkönen e Lewis Hamilton ganhou várias posições partindo do meio do grid - houve uma belíssima disputa tripla entre David Coulthard, Fernando Alonso e Nick Heidfeld, nessa disputa Heidfeld fez a manobra mais bonita do final de semana ultrapassando de uma só vez a Renault de Alonso e a Red Bull de Coulthard. E não parou por aí, Alonso ainda travou uma ferrenha batalha com o escocês e ganhou a contenda que durou - com os dois carros lado a lado - pelo menos umas quatro curvas e trechos de reta. FOI ESPETACULAR !!!
Mas, parou por aí... o resto da prova foi modorrenta, sem disputa alguma e sem emoção, difícil até de destacar alguma coisa, mas vamos lá tentar "pinçar" alguns destaques da corrida:

1- Mark Webber: extremamente competente ao suportar as pressões de Hamilton e Alonso durante toda a corrida sem cometer erros. O australiano foi tão bem que mereceu elogios de Hamilton: "Eu estava pressionando Webber e ele levou isso de uma forma fantástica". Pena que a Red Bull é uma equipe média e não sabe administrar bem sua estratégia de corrida fazendo Mark Webber perder várias posições nos pits.

2- Robert Kubica e Heikki Kovalainen: destaco os dois por suas posições finais, já que não fizeram nada de muito interessante durante a prova, só seguiram bem sua estratégia de corrida, sem cometer erros e ganharam posições nos pits e com o erro de Felipe Massa.

3- Estratégia de Kimi Räikkönen: palmas para quem bolou a estratégia do finlandês, pois ao colocar menos gasolina que Felipe Massa no primeiro pit stop, encurtou o tempo da primeira parada e o devolveu na frente do brasileiro com um carro mais leve, com isso o finlandês ficou liberado para andar mais forte sem ser limitado por ninguém, fato que o fez abrir até cinco segundos de vantagem para Massa quando aconteceu a rodada do brasileiro, daí em diante foi só desfilar calmamente sua Ferrari até a vitória pois Massa tratou de facilitar as coisas para o homem de gelo.

4- Jarno Trulli: soube aproveitar o bom rendimento da Toyota e suportou bem a pressão exercida por Hamilton no final da prova. Grande corrida do italiano, que não tinha motivos para sorrir a muito tempo.

5- Equipe Toyota: até que enfim os japoneses da Toyota acertaram a mão e fizeram um bom carro. Claro que não é ainda o ideal para quem investe tanto dinheiro, mas, pelo menos, conseguiram retomar o rumo da evolução já que - dependendo das situações de uma corrida - podem até brigar por pódios.

6- Comissários da FIA: até que enfim puniram Hamilton em alguma coisa... antes tarde do que nunca, diriam alguns. A decisão de punir os dois carros da Mclaren - com a perda de 5 posições - por prejudicar as voltas rápidas de Heidfeld e Alonso no Q3 foi tão acertada que a direção da equipe de Woking a acatou prontamente sem esboçar um chiliquezinho sequer.



Agora, vamos às decepções:

1- Felipe Massa: grande perdedor do final de semana. Quando é que Massa vai parar de cometer erros??? Já havia "queimado" sua imagem na Austrália a ponto da espevitada imprensa italiana especular sobre uma possível substituição do brasileiro já para temporada de 2009 por Sebastian Vettel, o fato pareceu ter mexido com o brio de Massa que cravou a pole position de forma incontestável e apontava para um final de semana de "cala a boca" para a imprensa italiana. Mas o brasileiro pôs tudo a perder novamente ao rodar sozinho quando tentava acompanhar seu companheiro de equipe, que lhe roubara o primeiro lugar graças a uma melhor estratégia de corrida. E para piorar a situação do brasileiro, a Ferrari tratou de negar qualquer problema com o carro de forma tão veemente que chegou a tornar pública a telemetria do carro de Massa no momento da rodada só para deixar claro que o erro fora cometido mesmo pelo piloto. É... A BATATA DO MASSA ESTÁ REALMENTE ASSANDO, serão quinze dias de forte pressão contra Felipe antes do GP do Bahrein.

2- Lewis Hamilton: corrida morna de quem se espera tanto... sucumbiu diante de Webber e Trulli e ainda foi eclipsado em todo o final de semana dentro da própria Mclaren por Kovalainen.
3- Rubens Barrichello: punido de novo...agora por exceder o limite de velocidade nos boxes. O Barrichello precisa começar a prestar atenção em detalhes importantes de um final de semana de corrida, tais quais sinais de saída de box, velocidade máxima permitida, etc... senão "vai acabar tendo a carteira apreendida e vai ter que tomar aulas de educação no trânsito"...

Portanto, foi isso e só...
Até que foi muito para uma corrida tão monótona. Espero que no Bahrein as coisas voltem a ser mais movimentadas como foram na Austrália...


CLASSIFICAÇÃO FINAL:

1- KIMI RÄIKKÖNEN
2- ROBERT KUBICA
3- HEIKKI KOVALAINEN
4- JARNO TRULLI
5- LEWIS HAMILTON
6- NICK HEIDFELD
7- MARK WEBBER
8- FERNANDO ALONSO

CAMPEONATO MUNDIAL DE PILOTOS :

1- LEWIS HAMILTON - 14 PONTOS (1 VITÓRIA)
2- KIMI RÄIKKÖNEN - 11 PONTOS (1 VITÓRIA)*
3- NICK HEIDFELD - 11 PONTOS
4- HEIKKI KOVALAINEN - 10 PONTOS
5- ROBERT KUBICA - 8 PONTOS
6- NICO ROSBERG - 6 PONTOS (UM TERCEIRO LUGAR)*
7- FERNANDO ALONSO - 6 PONTOS
8- JARNO TRULLI - 5 PONTOS
9- KAZUKI NAKAJIMA - 3 PONTOS
10- SEBASTIEN BOURDAIS
MARK WEBBER - 2 PONTOS

*critério de desempate


CAMPEONATO MUNDIAL DE CONSTRUTORES:

1- McLAREN MERCEDES - 24 PONTOS (1 VITÓRIA)
2- BMW - 19 PONTOS
3- FERRARI - 11 PONTOS
4- WILLIAMS TOYOTA - 9 PONTOS
5- RENAULT - 6 PONTOS
6- TOYOTA - 5 PONTOS
7- TORO ROSSO
RED BULL - 2 PONTOS


ALGUNS NÚMEROS:

- Décima pole position da carreira de Felipe Massa
- Centésima nonagésima sexta pole position da história da Ferrari
- Décima sexta vitória da carreira de Kimi Räikkönen
- Ducentésima segunda vitória da Ferrari na F1
- Melhor volta: NICK HEIDFELD - 1min 35 seg e 366 na volta 55.

ARRIVEDERCI


Crédito da foto: www.gpupdate.com