domingo, 18 de maio de 2008

Procissão

Olá, meus caros.
Cá estou eu de novo, depois de longo tempo reconheço, e confesso que cheguei a cogitar a interrupção de minhas postagens e o encerramento das tarefas do blog, devido a uma série de fatores, entre eles - ou melhor dizendo, o principal - a falta de tempo ocasionada pelos cursos de aprimoramento profissional que tenho feito ultimamente, mas se eu realmente fosse levar em conta esse fato e o campeonato mundial de F1 estivesse "bombando", como todos nós achávamos que seria - na pré-temporada -, juro que daria o velho "jeitinho" brasileiro para arrumar um tempinho para escrever sobre nosso amado esporte. Meus amigos, deixo a pergunta para vocês: O QUE FIZERAM COM A F1?
A F1 tornou-se extremamente chata, previsível e sonolenta. Cadê aquela emoção de outrora, onde pilotos diversos se engalfinhavam com ultrassagens sucessivas sempre usando o valioso recurso de pegar o vácuo? Foi nesse contexto que pilotos excelentes tornaram-se lendas que admirávamos maravilhados com suas manobras. O que houve com essa F1 que reúne todos os ingredientes para ser emocionante - pois conta com pilotos bons e arrojados loucos para mostrar serviço, carros espetaculares que não quebram facilmente, montadoras endinheiradas dando total e irrestrito suporte financeiro, circuitos moderníssimos e toda a tecnologia mais avançada que o ser humano é capaz de desenvolver à disposição - mas é tão chata? Os entendidos culpam a aerodinâmica e dizem que no ano que vem serão tomadas medidas que facilitarão as ultrapassagens - ah! tem dó! - já escutei essa balela antes. Esse ano, 2008, já era para ser o ano do retorno das ultrapassagens, pois foram abolidos os "famigerados" controles eletônicos de largada, frenagem e tração... Mas o que tem acontecido? NADA, continua a velha e modorrenta PROCISSÃO de carros velozes enfileiradinhos um atrás do outro do início ao fim das corridas. E nem adianta dizer que pelo menos o GP da Turquia foi legal porque o Hamilton fez uma belíssima manobra sobre o Massa e etc e tal, porque o fato só ocorreu devido a uma estratégia totalmente diversa adotada pela Mclaren que colocou o inglês rápido por causa de uma quantidade ínfima de gasolina no início e no meio da prova. Aí é fácil partir para cima do Massa - não estou defendo-o, é uma simples constatação dos fatos ocorridos - e ultrapassá-lo. Não querendo tirar o mérito de Lewis - que em minha opinião, fez a mais bela corrida de sua curta carreira - mas foi só os carros se equipararem em questão de peso no final da prova que acabou a emoção e as posições foram mantidas sem Hamilton lutar pela vitória nem Räikkönen lutar pela segunda colocação, pois carros de pesos equivalentes não conseguem se atacar para tentar ultrapassagens. Então as coisas vão ser assim até no final da temporada? Precisa alguém bolar uma estratégia mirabolante para a F1 ter alguma emoção? Se isso não ocorrer teremos sempre PROCISSÃO???
Voltando à introdução deste post, andei refletindo com a ajuda de muitos de vocês que reclamaram de minha ausência - deixo registrado aqui meu agradecimento - e cheguei à conclusão de que não abandonarei o blog não, não deixarei que a PROCISSÃO massante dos F1 modernos deixe morrer a imensa paixão que sempre nutri pelo esporte. Passemos a falar aqui no blog dos bons tempos que a F1 nos proporcionou esperando que no futuro esses bons tempos voltem e não tenhamos mais PROCISSÕES E SIM CORRIDAS DE VERDADE.

Obrigado a todos que me encorajaram a voltar, se não fosse por vocês não estaria aqui de novo.