quinta-feira, 3 de abril de 2008

Mais belos carros by F1 RACING - os 5 carros que empataram na vigésima quarta posição

E a saga está de volta...
Depois de longa pausa, está de volta a famosa série dos mais belos carros da história da F1 até 2004, promovida pela revista F1 Racing. Hoje apresento os carros que empataram na vigésima quarta colocação. A novidade fica por conta da disposição gráfica, como vocês poderão observar condensei todos os carros em um só post para facilitar a visualização, espero que gostem:



#24 - McLAREN MP4/19B - 2004



Designer: Adrian Newey
Pilotos: Kimi Räikkönen, David Coulthard
Vitórias: 1
Poles: 1
M.voltas: 2
Pontos: 69


2004 foi um ano terrível para qualquer outra equipe da F1 que não se chamasse Ferrari, pois o time de Maranelo impingiu um verdadeiro massacre sobre todos seus oponentes. E não foi diferente para o time de Woking que amargou somente um triunfo com o belíssimo Mp4/19B de linhas extraordinariamente aerodinâmicas e bico de "tamanduá" projetado pelo maior aerodinamicista da época, Adrian Newey.



Todo esse handicap não quis dizer praticamente nada pois não conseguiu traduzir em glórias toda a revolução aerodinâmica apresentada, mas que ninguém diga que o carro não seria campeão se o quesito beleza fosse o fator determinante para decidir o certame de 2004.




#24 - FERRARI DINO D246 - 1958/1960



Designer: Vittorio Jano
Pilotos: Phil Hill, Mike Hawthorn, Wolfgang von Trips, Peter Collins, Jean Behra, Tony Brooks, Dan Gurney e outros oito
Vitórias: 5
Poles: 7
M.voltas: 10
Pontos: 203


Verdadeiro primor do design automobilístico, o lindíssimo D246 foi além de belo, vencedor, pois foi com ele que a Inglaterra celebrou seu primeiro título de campeã mundial com Mike Hawthorn em 1958, curiosamente vencendo o título sobre o grande ídolo britânico da época: Stirling Moss. Outras duas curiosidades dessa temporada sui generis foram que Hawthorn foi o primeiro campeão do mundo a vencer o título ganhando apenas uma corrida - fato que só se repetiu de novo no ano de 1982 com Keke Rosberg - e este foi o primeiro ano em que a F1 assistiu a disputa do campeonato mundial de construtores, que não foi vencido pelo D246 de Maranelo e sim pelo seu elegante oponente inglês VANWALL, equipe de Stirling Moss.




#24 - McLAREN MP4/4 - 1988



Designer: Steve Nichols
Pilotos: Alain Prost, Ayrton Senna
Vitórias: 15
Poles: 15
M.voltas: 10
Pontos: 199


Melhor carro de F1 de todos os tempos, o MP4/4 foi arrasador no único ano em que correu, 1988. O domínio do Mp4/4 foi tão grande que provocou a fúria de ninguém menos que Bernie Ecclestone, que culpou a inépcia de todas as outras equipes da F1 por deixar seu espetáculo ser dominado unicamente pelas fabulosas Mclaren-Honda. O MP4/4 só não venceu todas as 16 corridas de 1988 porque no GP da Itália Ayrton Senna desperdiçou uma vitória certa se envolvendo em um acidente estúpido com o retardatário Jean Louis Schlesser, não fosse isso a Mclaren venceria todas.


Curiosamente simples, o Mp4/4 não apresentava nenhuma revolução aerodinâmica que justificasse esse domínio esmagador, mas a equipe Mclaren conseguiu aquela mágica que vemos acontecer - talvez - uma ou duas nas vezes na vida: reunir todas as peças certas em seu auge performático, o chassi casou perfeitamente com o melhor motor Honda já produzido, a dupla de pilotos contava com um experiente e astuto Alain Prost e o jovem e impetuoso Ayrton Senna e um chefe de equipe - Ron Dennis - em seus melhores dias, sabendo administrar magistralmente dois egos megalomaníacos e criando - pelo menos em 1988 - um clima estável dentro da equipe. Nunca mais a F1 veria uma equipe ser tão melhor do que as outras em uma só temporada...




#24 - TYRRELL 006 - 1972/1974



Designer: Derek Gardner
Pilotos: François Cevert, Jackie Stewart, Jody Scheckter, Patrick Depailler
Vitórias: 5
Poles: 3
M.voltas: 2
Pontos: 114


Carro que levou o segundo escocês voador - Jackie Stewart - ao seu terceiro - e último - título, o 006 foi um carro de linhas aerodinâmicas curiosas, pois visto de frente parecia ser extremamente volumoso e longo mas quando visto de lado revelava-se curto na distância entre eixos. Muitos o acham horroroso justamente por esse desproporção visual, mas - em minha opinião - o último carro campeão de Mr. Ken Tyrrell merecia figurar na lista dos mais belos sim, mas não em uma colocação tão alta.




# McLAREN M7A - 1968/1971



Designer: Robin Herd
Pilotos: Denny Hulme, Bruce Mclaren, Dan Gurney, Basil van Rooyen, Vic Elford, John Surtees, Andrea de Adamich, Jo Bonnier
Vitórias: 4
Poles: 0
M.voltas: 1
Pontos: 106


Curiosamente, dos 5 carros que empataram na vigésima quarta colocação da lista, 3 foram da Mclaren e mais curioso ainda é o fato de esses carros indicarem três fases distintas da equipe, nascimento, apogeu e queda. O M7A pertence à fase de nascimento da equipe, não porque tenha sido o primeiro carro do time de Woking, e sim o primeiro a vencer uma corrida na F1, e o mais gostoso dessa vitória é que ela veio justamente com seu piloto-engenheiro fundador, Bruce Mclaren. Além disso, o M7A é reverenciado por muitos e considerado o mais belo Mclaren de todos os tempos.