domingo, 6 de abril de 2008

GP do Bahrein


Antes do início do atual certame da F1, muitas esperanças foram depositadas na nova F1 que estaria surgindo com valorização humana em detrimento de aparatos tecnológicos. Pois bem, ao fim da terceira prova do ano, o GP barenita, uma sensação de que as esperanças da pré-temporada não só foram ratificadas como superadas é latente, pois a corrida do oriente médio distribuiu mais peças interessantes para compor esse imenso quebra-cabeças que vem se tornando o campeonato de 2008. Pois analisemos então essas peças adicionadas, uma a uma:

1- Nova distribuição de forças: quem em sã consciência poderia esperar um desempenho tão bom da equipe BMW e tão no início do campeonato? A equipe germânica tem conseguido incomodar - e muito - a usual supremacia de Ferrari e Mclaren a ponto de sair de Sakhir com a liderança do campeonato mundial de construtores, fato que quebra uma seqüência de seis anos de hegemonia do trio Ferrari-Mclaren-Renault.

2- Declínio de performance de Lewis Hamilton: o inglês não tem conseguido igualar a espetacular performance do ano passado e no Bahrein amargou a pior exibição de sua curta carreira na F1. Esse fato em particular abre um perigoso precedente dentro da equipe Mclaren, pois Kovalainen pode cada vez mais reivindicar igualdade de condições em Woking - uma vez que está empatado em pontos com seu companheiro de equipe - e anular de vez um possível favorecimento a Hamilton.

3- Inconstância de performances: com a saída dos controles de largada, frenagem e tração, a F1 passou a assistir uma inconstância muito grande de desempenho de seus principais pilotos, Felipe Massa, Kimi Räikkönen e Lewis Hamilton intercalaram corridas impecáveis com performances desastrosas. Essa inconstância tem sido o fator preponderante para uma disputa tão acirrada e emocionante no campeonato mundial de pilotos, pois ninguém disparou na liderança e todo mundo está meio que embaralhado na disputa pelas primeiras posições.

A corrida no geral foi boa - nada de extraordinária - com um início alucinante e muito movimentada, mas com o passar do tempo os ânimos se aquietaram e nada de impressionante foi feito por ninguém até o final da prova. Quem apostava numa vitória de Robert Kubica por causa de sua pole position teve sua expectativa frustrada pela excelente corrida da dupla ferrarista. Relatemos então a corrida primeiramente com seus destaques:

1- Felipe Massa: dono do final de semana, Massa foi dominante desde o início da corrida quando ultrapassou o pole position Kubica já na largada e andou forte durante toda a prova impedindo inclusive as investidas de Kimi Räikkönen, que dificultou muito a vida do brasileiro fustigando-o durante boa parte da corrida e tentando induzí-lo ao erro com voltas mais rápidas sucessivas. Felipe não se abalou com a pressão imposta por Räikkönen e respondeu com muita garra, concentração e rapidez. Ao final da corrida Massa comemorou de forma contida tanto na volta da vitória quanto no pódio, meio que dando uma resposta a todo o "fuzuê" armado pela imprensa italiana depois do erros cometidos nas duas primeiras provas do campeonato. Boa corrida de Massa - que chegou ao seu primeiro triunfo sem ter largado da pole position - e essa vitória veio no momento certo para que ele possa gozar de uma longa tranqüilidade de três semanas até o GP da Espanha e refazer-se psicologicamente para focar única e exclusivamente a disputa pelo título, afastando de vez todo o turbilhão de críticas que sofreu nos últimos quinze dias. Deixo claro que falta ainda na carreira de Massa provar que pode ser bom e constante quando larga de trás e tem que disputar várias situações de ultrapassagem sem cometer erros, como fez Nick Heidfeld hoje.

2- Kimi Räikkönen: excelente corrida do finlandês recuperando-se de uma classificação apagada. Na largada aproveitou-se da péssima largada de Lewis Hamilton e ganhou a terceira colocação, logo após iniciou uma implacável perseguição a Kubica e foi protagonista da ultrapassagem mais bonita da corrida quando ultrapassou o polonês por fora no final da reta de largada e no começo de primeira curva. A manobra foi linda e tem que ser mais valorizada ainda quando se leva em conta que a Ferrari do finlandês estava mais pesada que a BMW de Kubica. Depois Kimi iniciou uma seqüência de voltas rápidas objetivando diminuir a diferença que o separava do líder Felipe Massa e tentou durante boa parte da prova induzir o brasileiro a um erro, mas como o Massa respondeu - desta vez - de forma positiva à pressão, não restou mais nada ao finlandês do que se contentar com o segundo posto.

3- Nick Heidfeld: partindo de uma apagada sexta colocação o alemão fez uma excelente corrida de recuperação com ultrapassagens precisas sem nunca perder a concentração ou cometer erros. Mostrou que apesar de não causar todo o frisson que seu companheiro de equipe causa é tão competente quanto ele, merecendo destaque inclusive por ser ele - Heidfeld - o vice-líder do campeonato.

4- Giancarlo Fisichella: o italiano é um representante legítimo daqueles pilotos que só sabem brilhar em equipes pequenas, pois tem feito uma ano brilhante na Force India - depois de anos de obscuridade na Renault bicampeã do mundo - superando em todas as corridas o candidato a fenômeno e seu companheiro de equipe, Adrian Sutil. No Gp do Bahrein atingiu o máximo de sua performance nesse ano conseguindo disputar posições importantes com carros muito mais rápidos que seu fraco Force India. Ao final da corrida conseguiu uma boa décima segunda colocação - boa para os limites de seu carro, diga-se de passagem - após segurar por quase toda a corrida o ímpeto de Rubens Barrichello e sendo superado pelo brasileiro somente no pit stop.

5- Equipe BMW: falar mais o que a respeito de uma equipe que conseguiu andar no mesmo ritmo da Mclaren, quase no mesmo ritmo da Ferrari, é líder do mundial de construtores e conseguiu a primeira pole position de uma equipe alemã desde um longínquo ano de 1962 quando a Porsche 804 de Dan Gurney partiu da posição de honra no GP da Alemanha ??? Candidata a estrela ascendente do ano, a equipe bávara precisa galgar um degrauzinho a mais para poder brigar constantemente por vitórias, mas está quase lá...


E agora vamos aos "lambões" da corrida:

1- Lewis Hamilton: para quem tinha saudades ver as barbeiragens de Satoru Nakajima, Ukio Katayama, Andrea de Cesaris e companhia limitada, o GP do Bahrein foi um prato cheio para reviver esses momentos tragicômicos com Lewis Hamilton. O inglês largou muito mal e depois parcecia um touro enfurecido querendo reconquistar posições à força até abalroar o carro de Fernando Alonso por trás e em linha reta!!! Resultado de tanta grosseria: jogou a corrida e a liderança do mundial de pilotos pelo ralo. Depois de tanta asneira, teve uma performance pífia ao tentar recuperar o tempo perdido, sendo sempre lento e terminou a corrida atrás da Force India.Pior corrida de Hamilton em sua curta carreira na F1. Será que se ele fosse da Ferrari sofreria a pressão que Massa foi obrigado a amargar nos últimos dias e já estaria sendo "substituído" pela imprensa sensacionalista da Bota???

2- Heikki Kovalainen: com a péssima performance de Hamilton, coube a Kovalainen honrar as cores da Mclaren na corrida - excelente chance de mostrar serviço - e o que o finlandês fez? Nada, rigorosamente nada. Foi ultrapassado por Heidfeld e limitou-se a chegar ao final da prova em um decepcionante quinto lugar. No final da corrida ainda registrou a melhor volta da corrida, fato que só vem a demonstrar que Kovalainen tinha carro para, pelo menos, lutar pelo pódio.

3- Sebastian Vettel: para quem estava "cotado" para substituir Felipe Massa na Ferrari já em 2009, classificar-se atrás do novato Bourdais - único piloto a levar a Toro Rosso para o Q2 - e completar no Bharein sua terceira prova sem terminar, não se pode dizer que tem apresentado um grande desempenho, não é verdade?

4- Equipe Renault: tida como equipe certa para brigar com a BMW como terceira força da F1 na pré-temporada, amargou no GP barenita a enorme decepção de chegar atrás de: Ferrari, BMW, Mclaren, Toyota, Red Bull e Williams. Onde essa equipe vai parar? Será a sétima força? No Bahrein foi exatamente o que a Renault conseguiu ser, sétima força da F1...

5- Locução da TV Globo: quando é que esses caras vão acertar uma? Pelo amor de Deus, cometeram um erro grosseiro ao dizer que Hamilton tinha acertado Piquet no início da corrida e nem depois da corrida ao fazer análise da performance dos brasileiros com notas de desempenho se retrataram, e o pior: disseram que o carro de Piquet tinha sido afetado pela batida que havia sofrido... Chega a ser risível!!! Então, se eles avaliam com notas os desempenhos dos pilotos brasileiros, sinto-me no direito - como telespectador - de avaliar a trupe global também: e a nota é Z E R O, com louvor.

E o Piquet??? Vi, pelo menos, sua primeira manobra de ultrapassagem legítima, em cima da Toro Rosso de Bourdais no início da corrida. Enfim, estreou...

CLASSIFICAÇÃO FINAL:

1- FELIPE MASSA
2- KIMI RÄIKKÖNEN
3- ROBERT KUBICA
4- NICK HEIDFELD
5- HEIKKI KOVALAINEN
6- JARNO TRULLI
7- MARK WEBBER
8- NICO ROSBERG


CAMPEONATO MUNDIAL DE PILOTOS:

1- KIMI RÄIKKÖNEN - 19 PONTOS (1 VITÓRIA)
2- NICK HEIFELD - 16 PONTOS
3- LEWIS HAMILTON - 14 PONTOS (1 VITÓRIA)*
4- ROBERT KUBICA - 14 PONTOS (1 SEGUNDO LUGAR)*
5- HEIKKI KOVALAINEN - 14 PONTOS (1 TERCEIRO LUGAR)*
6- FELIPE MASSA - 10 PONTOS (1 VITÓRIA)
7- JARNO TRULLI - 8 PONTOS
8- NICO ROSBERG - 7 PONTOS
9- FERNANDO ALONSO - 6 PONTOS
10- MARK WEBBER - 4 PONTOS
11- KAZUKI NAKAJIMA - 3 PONTOS
12- SEBASTIEN BOURDAIS - 2 PONTOS

*critério de desempate

CAMPEONATO MUNDIAL DE CONSTRUTORES:

1- BMW - 30 PONTOS
2- FERRARI - 29 PONTOS
3- McLAREN-MERCEDES - 28 PONTOS
4- WILLIAMS-TOYOTA - 10 PONTOS
5- RENAULT - 6 PONTOS
6- RED BULL-TOYOTA - 4 PONTOS
7- TORO ROSSO-FERRARI - 2 PONTOS



ALGUNS NÚMEROS:

- Primeira pole position de Robert Kubica na F1
- Primeira pole position da equipe BMW na F1
- Sexta vitória da carreira de Felipe Massa
- Ducentésima terceira vitória da Ferrari na F1
- Melhor volta da corrida: Heikki Kovalainen, na volta 49 com o tempo de 1min 33 seg e 193


Crédito da foto: www.gpupdate.com