domingo, 17 de fevereiro de 2008

#29 - Tyrrell P34 - 1976/1977


DESIGNER: Derek Gardner
PILOTOS: Jody Scheckter, Ronnie Peterson, Patrick Depailler
Vitórias: 1
Poles: 1
M.voltas: 3
Pontos: 100




A década de 1970 foi, sem sombra de dúvidas, a década mais profícua aos experimentalismos na F1, carros estrambóticos não eram raros de se encontrar no grid. Mas nenhum desses experimentos foi tão extremo quanto o famosíssimo P34 de Ken Tyrrell, único bólido da história da categoria que correu com SEIS rodas, quatro na frente - todas esterçantes - e duas na traseira. O objetivo dessa estranha configuração era obter uma melhor penetração aerodinâmica através da redução da altura frontal do chassi, para tanto foram especialmente fabricados pela GOODYEAR pneus dianteiros de apenas dez polegadas e foi justamente o fraco desempenho desses pequenos pneus que inviabilizou o audacioso projeto de Derek Gardner.



O carro correu em 1976 com o layout azul e amarelo (fotos 1 e 3) e em 1977 adotou as cores azul e branca (fotos 2 e4) e chegou até a vencer o GP da Suécia de 1976 com Jody Scheckter, mas foi definitivamente aposentado para a temporada de 1978 por falta de resultados mais expressivos.
Uma pena que a idéia não vingou, porque, em tempos de chassis padronizados como vivemos atualmente, poder ver um bólido desfilando seis rodas a mais de 300 Km/h seria alucinante...