segunda-feira, 31 de dezembro de 2007

Mais uma do canal global...


Não é de hoje que vejo amigos, conhecidos, desconhecidos e mais um zilhão de pessoas reclamarem da pífia cobertura da TV GLOBO da F1. A emissora, única detentora dos direitos de transmissão da F1 no Brasil, praticamente só transmite as corridas, não abrindo espaço em sua grade de horários para programas especiais sobre a categoria, documentários sobre a vida dos brasileiros na F1 ou entrevistas com gente do meio, desperdiçando assim um enorme potencial de exploração de um dos maiores arquivos televisivos da história recente do automobilismo ( acabaram até com o curtíssimo SINAL VERDE ). Isso sem contar quando, no meio de uma corrida, a transmissão é interrompida por diversos motivos: olimpíadas, jogos de futebol, visita do Papa e qualquer outro evento que a emissora julgue importante. Domingo, dia 30 de dezembro do moribundo 2007, fui feito de palhaço mais uma vez: anúncios de intervalo comercial prometiam uma esperada entrevista com o clã Piquet para o chatíssimo programa dominical de esportes - pródigo em transmitir, entre outras porcarias, futebol de areia - Esporte Espetacular. Eu, que nunca assisto o famigerado programa, me dispus a acordar cedo em pleno feriado de fim de ano, preparei meu gravador de DVD e mandei e-mails para amigos, familiares e demais conhecidos avisando sobre a entrevista. Muito bem, começa o tal programa e a promessa se confirma nas chamadas iniciais: - Hoje entrevista com os Piquet...logo após o jogo de vôlei entre Osasco x Brusque. E não é que o idiota aqui ficou plantado esperando para assistir e gravar a entrevista, assistiu todo o tal jogo de vôlei, para, depois de mais de duas horas depois ser - gentilmente - avisado que: "Em virtude da demora excessiva do jogo de vôlei não passaremos hoje as matérias que estavam previstas...". Brincadeira? Não tenho nada contra o vôlei: até gostei do jogo - como são craques essas meninas. Mas é o cúmulo do desrespeito com os fãs do automobilismo o que a Globo faz reincidentemente. Desrespeito e amadorismo: ou será que eles não sabem que uma partida de vôlei pode se prolongar por mais de duas horas? Como uma emissora líder de audiência de um país importante como o Brasil pode basear sua grade de horários em meras suposições??? -Ah, um jogo de vôlei deve durar uma hora e meia, daí em diante colocamos as matérias programadas...; devem ter pensado os "gênios" responsáveis pelo péssimo programa.
Do amadorismo durante as transmissões das corridas acho que não preciso nem tecer comentários demais, não é verdade: locutor que a toda hora erra nome de pilotos, inventa apelidos esdrúxulos: "olha aí o Robinho!", inventa ou não vê ultrapassagens, deixa transparecer nitidamente que torce para esse ou aquele piloto em detrimento dos que não simpatiza... É UM FESTIVAL DE AMADORISMO E INCOPETÊNCIA !!!
Tentando pessoalmente resolver esses problemas adquiri, tempos atrás, uma aparelho da SKY e pensei: - HEHEHE, agora poderei assistir às corridas em outro canal e ficarei até de "saco cheio" de tanto assistir a programas de automobilismo. E qual não foi minha surpresa ao notar que as corridas só eram transmitidas - EM COMPACTO - por um único canal às onze horas da noite. Diversos programas de automobilismo? Que nada, uma ou outra mesa redonda em que são divididos todos os assuntos pertinentes ao automobilismo em um só programa, não priorizando a F1. Resultado de tudo isso: cancelei a assinatura e aposentei o aparelho - que na época em que habilitei o serviço era vendido. Adivinhem quem é uma das proprietárias da Sky?
A única coisa que me restou fazer atualmente para minimizar o estrago que a Globo nos impõe é assistir as imagens pela TV e ouvir a transmissão das corridas pelo rádio, esse sim informativo e livre de gafes e ufanismos baratos. O problema, infelizmente, só é resolvido parcialmente, uma vez que gravo as corridas para revê-las e quando vou assistir a gravação - sem a valiosa muleta do rádio - começa a ladainha: "BEM AMIGOS DA REDE GLOBO..."
Portanto, meus caros, nós que consumimos um esporte dos mais glamourosos, pagando verdadeiras fortunas por seus ingressos, souvenires e memorabilias somos brindados com transmissões dignas de televisões locais que mal serviriam para cobrir torneios de rinha de galo ou partidas de truco. EXAGEREI? Então esperem só o ano de 2008, vem aí as olimpíadas...vai ser um tal de: "- Em virtude das importantíssimas quartas de final do tênis de mesa interromperemos a transmissão do GP DE TAL PAÍS, mas não se preocupem, caros telespectadores, depois passaremos um compacto de 15 minutos..."
Ô TV RECORD, PELO AMOR DE DEUS, BRIGUE PELOS DIREITOS DE TRANSMISSÃO DA FÓRMULA 1 PARA QUE POSSAMOS TER MAIS UMA OPÇÃO.