quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Felipe Massa - Futuro campeão ou só mais uma falsa promessa?


Felipe Massa completou em 2007 sua quinta temporada na F1 e tem garantida sua participação numa equipe de ponta com amplas chances de ser campeão até 2010. Deixando o fato de ser brasileiro, você leitor - se fosse o responsável pela Ferrari - assinaria um contrato tão longo com um piloto que em cinco temporadas perdeu quatro para seus companheiros de equipe? Pois bem, para analisarmos detalhadamente a carreira de Massa acompanhemos seu retrospecto:

2002 - ESTRÉIA NA F1 PELA SAUBER:

- Companheiro de Equipe: Nick Heidfeld

- Pontos Marcados: HEIDFELD 7 X 4 MASSA

- Melhores Resultados Obtidos: HEIDFELD: um quarto lugar, um quinto e dois sextos.
MASSA: um quinto lugar e dois sextos.

- Melhores Posições de Largada: HEIDFELD 11 X 5 MASSA

- Colocação Final no Campeonato: HEIDFELD: décimo
MASSA: décimo terceiro

Comentário: Felipe Massa criou uma enorme expectativa no público brasileiro - já cansado de ver Rubens Barrichello prometer muito e realizar muito pouco - por sua vitoriosa retrospectiva em categorias de base (tão vitoriosa que lembrava o retrospecto dos três brasileiros maiorais: Senna, Piquet e Fittipaldi). A TV GLOBO, inclusive, montou um esquema especial de transmissão no GP da Austrália - primeiro do campeonato - onde reuniu parentes e amigos do suposto novo fenômeno brasileiro da F1 em sua cidade natal, Botucatu, para comemorar uma esperada boa estréia, que não aconteceu. Prosseguindo no campeonato, Felipe se mostrou tão desastrado que foi afastado por PETER SAUBER de seu cargo de piloto titular - Felipe teve que amargar um 2003 como piloto de testes. O ápice da irritação de Peter Sauber foi no GP da França, onde Felipe queimou a largada e foi punido, ao sair dos boxes após o cumprimento da pena cometeu o erro infantilíssimo de passar sobre a faixa de saída dos boxes, o que resultou em UMA NOVA PUNIÇÃO.


2003 - REBAIXADO A PILOTO DE TESTES


2004 - RETORNO A SAUBER

- Companheiro de equipe: Giancarlo Fisichella

- Pontos Marcados: FISICHELLA 22 X 12 MASSA

- Melhores Resultados Obtidos: FISICHELLA: um quarto lugar, um quinto, dois sextos, dois sétimos, três oitavos lugares.
MASSA: um quarto lugar, um quinto e três oitavos lugares.

- Melhores Posições de Largada: FISICHELLA 11 X 7 MASSA

- Posição Final no Campeonato: FISICHELLA: décimo primeiro
MASSA: décimo segundo

Comentário: Depois de uma ano de "aprendizado" como piloto de testes de uma equipe campeã do mundo em 2003 convivendo com uma das maiores feras da história da F1, Michael Schumacher, esperava-se de Massa um ano de retorno arrasador, principalmente por encontrar na Sauber um companheiro de equipe bem mais fraco que Nick Heidfeld, o já desacreditado Giancarlo Fisichella. E, ao final da temporada, o que ocorreu? Uma surra do italiano em Massa, que o bateu em todas as estatísticas: largando mais vezes a frente, marcando melhores posições finais de corrida e aplicando uma verdadeira "goleada" em números de pontos: 22 X 12.


2005 - NO TERCEIRO ANO DE SAUBER, DERROTA O "MORIBUNDO" JACQUES VILLENEUVE APENAS NA ÚLTIMA CORRIDA DO ANO

- Companheiro de equipe: Jacques Villeneuve

- Pontos Marcados: MASSA 11 X 9 VILLENEUVE

- Melhores Resultados Obtidos: MASSA: um quarto lugar, um sexto, um sétimo e um oitavo.
VILLENEUVE: um quarto lugar, um sexto e um oitavo lugar.

- Melhores Posições de Largada: MASSA 12 X 7 VILLENEUVE

- Posição Final no Campeonato: MASSA: décimo terceiro
VILLENEUVE: décimo quarto

Comentário: Bernie Ecclestone estava desesperado com a falta de ídolos na F1 para bater Schumacher em 2004 e tratou de "ressuscitar" o demitido Jacques Villeneuve ajeitando um lugarzinho para ele na Sauber em 2005. Villeneuve mostrou-se extremamente despreparado e fraco. Esperava-se, finalmente, o primeiro triunfo de Felipe Massa sobre um companheiro de equipe, que de fato aconteceu. Mas, infelizmente, a maneira como ocorreu foi triste para o brasileiro que só conseguiu bater Villeneuve com um salvador sexto lugar obtido na última corrida do ano, GP da China. E ainda teve que amargar o fato de ter sido o líder da pior campanha da Sauber na F1 desde 2003.


2006 - CONTRATADO PELA FERRARI

- Companheiro de equipe: Michael Schumacher

- Pontos Marcados: SCHUMACHER 121 X 80 MASSA

- Melhores Resultados Obtidos: SCHUMACHER: 4 poles, 7 vitórias e 12 pódios.
MASSA: 3 poles, 2 vitórias e 7 pódios.

- Melhores Posições de Largada: SCHUMACHER 13 X 5 MASSA

- Posição Final no Campeonato: SCHUMACHER: vice-campeão
MASSA: terceiro

Comentário: A Ferrari efetiva Massa como seu piloto titular - já o tinha sob contrato a muito tempo e o emprestava a Sauber para ganhar experiência - pois Barrichello saiu da equipe italiana antes do final de seu contrato para tentar a sorte na HONDA. Comparar Massa a Schumacher é covardia, por isso não teçamos comentários a respeito.


2007 - SEGUNDO ANO NA FERRARI, AGORA VAI?

- Companheiro de equipe: Kimi Räikkönen

- Pontos Marcados: RÄIKKÖNEN 110 X 94 MASSA

- Melhores Resultados Obtidos: RÄIKKÖNEN: 3 poles, 6 vitórias e 12 pódios.
MASSA: 6 poles, 3 vitórias e 10 pódios.

- Melhores Posições de Largada: MASSA 9 X 8 RÄIKKÖNEN

- Posição Final no Campeonato: RÄIKKÖNEN: CAMPEÃO
MASSA: quarto

Comentário: Testes de pré-temporada: Massa arrasa e lidera quase todos... Finalmente teremos um brasileiro campeão? Que nada, batido - de novo - por seu companheiro de equipe e pelos dois pilotos da Mclaren, foi o único piloto das equipes de ponta a não ter chance de brigar pelo título antes mesmo da última corrida, NOVAMENTE UMA LÁSTIMA.


Pois bem, meus amigos, voltando à questão proposta lá no início do post: você assinaria um contrato tão longo com um piloto com esse retrospecto???
Quero deixar bem claro que não tenho nada contra Felipe Massa, torço por ele e gosto de seu bom caráter, mas estou ficando de "saco cheio" de ufanismos baratos impetrados por Galvão Bueno e seus asseclas, que tentam nos iludir para ganhar audiência desde a ida de Barrichello para a Ferrari em 2000. Ufanismo, ilusões e torcida não ganham títulos...
Torço e muito para que Massa seja como Mansell - que demorou a decolar mas quando decolou virou um pilotaço - e que em sua sexta temporada mostre finalmente a que veio...Mas, tenho lá minhas dúvidas, uma vez que nem bem o campeonato começou e o Felipe já está criticando o carro do ano que vem sem controle de tração - nós sabemos muito bem que quanto menos recursos eletrônicos um carro tem maior a chance de um piloto mostrar seu valor - ao passo que Räikkönen e Hamilton rasgaram elogios a pilotagem desafiadora que o carro lhes proporcionou.
É, meus caros, que está com cara de desculpa antecipada para futuros fracassos, está. Torço muito para estar enganado e para que Massa finalmente faça uma temporada vencedora em 2008, do contrário, só nos restará apostar nossas fichas em Piquet Jr.
CRUZ CREDO, Ô SINA...