domingo, 21 de junho de 2009

Não Surtiu Efeito !!!


A Fórmula 1 de 2009 seria finalmente a F1 das múltiplas ultrapassagens, certo ???

ERRADO...

Silverstone mostrou para nós hoje que as diversas mudanças que mutilaram a estética dos carros só serviram mesmo para deixar os carros mais feios. Um show de oportunidades no PELOTÃO INTERMEDIÁRIO foi oferecido para pôr à prova os efeitos causados pela redução da largura da asa traseira, pelo aumento excessivo da largura da asa dianteira e pela abolição dos penduricalhos aerodinâmicos e o que obtivemos como resultado foi praticamente nada. Não houve ultrapassagens nem quando o carro de trás era muito mais leve em relação ao da frente, nem quando os pneus eram macios em relação aos duros e, PASMEM, NEM QUANDO O CARRO DA FRENTE ESTAVA AVARIADO e o piloto a tentar a ultrapassagem era no caso o mais talentoso do grid (caso ocorrido com Nick Heidfeld que tinha parte da asa dianteira quebrada, estava bem mais pesado e mesmo assim não teve grandes dificuldades para segurar Fernando Alonso na primeira parte da corrida). Ganhar posição continua sendo possível mesmo somente nas estratégias de pit stop, na largada ou quando o carro que vai à frente escapa da pista por erro do piloto. Isso é muito ruim para o espetáculo porque, apesar de ser muito emocionante para quem guia ou para a equipe que acompanha volta a volta o ritmo de cada carro para ganhar posições em estratégias, para nós espectadores continua se repetindo corrida após corrida a velha procissão de carros velozes que se espalham pela pista.
Portanto, se as mudanças na configuração aerodinâmica vieram para trazer emoção através de disputas em pista o resultado é claro: NÃO SURTIU EFEITO !!!

Enquanto isso, vamos assistindo pilotos que ganham a corrida nos treinos classificatórios e que só precisam de duas coisas na corrida para ratificar a vitória: LARGAR BEM E SEGUIR A ESTRATÉGIA ADOTADA PELA EQUIPE. Esta situação te satisfaz como espectador ??? À mim, nem um pouco... VENCEDORES DA CORRIDA DE SILVERSTONE: EQUIPE RED BULL, ADRIAN NEWEY E CHRISTIAN HORNER... Ué, e o piloto ? Esse não importa, pois na Fórmula 1 da estratégia vencedora, piloto é um mero detalhe, basta guiar como robô.