sexta-feira, 30 de novembro de 2007

#42 - Brabham BT46/B - 1978/1979


DESIGNER: Gordon Murray
PILOTOS: Niki Lauda, John Watson, Nélson Piquet
Vitórias: 4
Poles: 2
M.volta: 4
Pontos: 59

O Brabham BT46 causou grande expectativa no mundo da F1 no início de 1978 por prometer um pacote de inovações nas quais destacava-se o uso de freios de fibra de carbono, a introdução da telemetria carro-boxes e um complexo pacote aerodinâmico que visava bater os excelentes Lotus 79 de efeito solo. Gordon Murray ao perceber que o carro era bom, mas não tão eficaz para bater a Lotus, incorporou uma idéia de sucção mecânica colocando na traseira do carro um ventilador de sucção Chaparral, estava criado o BT46B mais conhecido como FANCAR (carro ventilador em inglês), veja a foto abaixo (clique para ampliar):


O BT46B estreou no GP da Suécia e levou o recém contratado Niki Lauda à vitória mais fácil de sua carreira. Choveram protestos alegando ilegalidade no recurso adotado pelo projetista sul-africano e o FANCAR foi aposentado apenas uma corrida após sua estréia vitoriosa. Derrota da Brabham que voltou a usar o convencional BT46, vitória de Bernie Ecclestone - dono da Brabham na época - que só aceitou abrir mão de seu dispositivo se as outras equipes aceitassem uma maior representatividade da entidade que ele presidia, a FOCA - que na época do imbróglio não tinha tanta influência nos rumos da F1. Foi então com essa astuta manobra que Ecclestone iniciou sua escalada rumo à centralização do poder na categoria máxima do automobilismo.
Quanto à beleza, dá para achar um carro com linhas aerodinâmicas como essas bonito? Tire suas dúvidas dando uma olhada em mais uma foto:


Só mais um detalhe final:
O BT46 foi o primeiro carro Brabham usado por Nélson Piquet na F1, o brasileiro correu com ele no GP da Argentina de 1979 - primeiro do ano - para logo em seguida no GP do Brasil estrear o péssimo BT48.