sexta-feira, 30 de novembro de 2007
#42 - Brabham BT20 - 1966/1969
DESIGNER: Ron Tauranac
PILOTOS: Jack Brabham, Denny Hulme, Guy Ligier, John Love, Silvio Moser, Peter de Klerk.
Vitórias: 8
Poles: 7
M.voltas: 4
Pontos: 115
O Brabham BT20 foi um dos carros mais carros bem sucedidos da história da F1 arrebatando os títulos de pilotos e construtores em 1966 e 1967. Marcou época também por ter se tornado o único carro da história a fazer de seu próprio construtor, Jack Brabham, campeão mundial de pilotos em 1966.
Seu chassi era muito robusto porém leve e foi moldado sobre o confiável motor REPCO derivado de um OLDSMOBILE americano, mas quem vai nos dar detalhes sobre o carro é seu piloto-construtor CAMPEÃO - afinal de contas a F1 só viu um até hoje, com a palavra SIR JACK BRABHAM:
"Eu planejei cuidadosamente o BT20 para essa temporada*. Imaginei que se o relativamente simples motor V8, de 3 litros, da Repco, andasse bem, poderia vencer uma das duas corridas do início da temporada, enquanto os motores dos outros ainda estivessem em desenvolvimento. A sorte, é claro, sempre põe seu dedo em todas as competições. Eu, por exemplo, tive sorte no GP da França, em Reims, mas não se pode depender somente da sorte. A máquina tem que estar perfeita se quiser vencer. Em janeiro, no GP da África do Sul, com o Brabham/Repco V8 portando-se muito bem, foi quando mais acreditei em minhas possibilidades. Em 1959 e 1960, venci com um simples motor de 4 cilindros. Não era um motor dos mais potentes mas o conjunto era perfeito. Esse ano*, segui o mesmo princípio: um motor simples mas bom, com um torque bem flexível, montado sobre um chassi que desenvolvi ano passado. O motor Repco V8, de 3 litros, é baseado no bloco de alumínio fundido do OLDSMOBILE F85 V8, foi um excelente motor da GENERAL MOTORS...
*NOTA DO BLOGUEIRO: Jack referia-se à temporada de 1966, mas o carro foi tão bem construído que fez sucesso também em 1967.