sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

ORGULHO BRASILEIRO


A foto acima me foi enviada pelo meu amigo PC - devidamente apresentado a uns posts atrás - que se tornou o mais novo colecionador de miniaturas na escala 1/18 - seja bem vindo à turma - com a aquisição de um belíssimo BRABHAM BT52 de NÉLSON PIQUET... mas,voltemos à foto: a foto foi tirada no SALÃO INTERNACIONAL DO AUTOMÓVEL de 2004 e retrata o FITTIPALDI FD01, primeiro carro brasileiro da F1. Na época, o carro - ou melhor dizendo: A RELÍQUIA - foi totalmente reconstruído pela DANA, fabricante de autopeças que o expôs em vários locais do Brasil com a intenção de resgatar a memória desse ícone do patrimônio histórico do automobilismo nacional. A respeito da restauração do FD01 vejamos o que a própria DANA tem a nos dizer:
"Projetado e construído em 1974, o Fittipaldi FD01, que também ficou conhecido como COPERSUCAR, foi submetido a um minucioso processo de restauração. A iniciativa de recuperá-lo foi uma das ações do programa DANA CULTURAL que, além de promover diversas exposições itinerantes sobre a cultura brasileira, patrocina a preservação dos símbolos nacionais de mobilidade. Outros veículos recuperados com o apoio da Dana foram o SIMCA CHAMBORD do VIGILANTE RODOVIÁRIO (primeiro seriado brasileiro de TV) e o motor do hidroavião brasileiro JAHU (primeiro das Américas a cruzar o oceano atlântico sul, em 1927).
O trabalho de restaração do FD01 envolveu a completa desmontagem do carro, revisão de todos os sistemas, instrumentos e restauração do cockpit, construído em alumínio. Na parte mecânica, a reconstrução da suspensão traseira e revisão da dianteira, produção de radiadores novos e troca de todas as peças de desgaste do câmbio. O motor, COSWORTH DFV, recebeu todos os principais componentes de desgaste novos, comprados na própria Cosworth. E a pintura, que segue o padrão oficial de pista, foi refeita pelo renomado designer SID MOSCA.
O sistema de tração usado originalmente no carro foi fabricado pela Dana, então ALBARUS. Ao longo do processo de restauração, os dois cardans receberam um cuidado especial. Depois de retirados do carro, foram enviados para as instalações da Dana para serem restaurados pelos mesmos responsáveis pelo seu projeto, trinta anos atrás."
Pois é, meu caros, uma história linda de resgate histórico em um país tachado por muitos de "desmemoriado" que tratei de explorar - usando a foto do PC - justamente para mostrar que se nem todos os brasileiros importam com seu passado, nós não só no importamos como a cultuamos.
VIVA O PIONEIRISMO DOS "BANDEIRANTES" DO CLÃ FITTIPALDI!!!
PARABÉNS A DANA PELA LINDÍSSIMA INICIATIVA!!!
E fico torcendo - ou melhor dizendo: REZANDO - para que um dia possamos ter no mercado uma miniatura 1/18 desse carro para embelezar minha coleção.